Usamos cookies para optimizar la funcionalidad del sitio y brindarle la mejor experiencia posible. Acceda a nuestra Política de Privacidad para saber más.
Entendido
Suscríbete a nuestro boletín
Busca
Búsqueda
Sugerencias
Ashikaga Gakko, cuna de la educación en Japón
-
-
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
JHSP Online
25.02.2021

Ashikaga Gakko, cuna de la educación en Japón

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
25.02.2021

Ashikaga es hoy un importante centro comercial e industrial, pero pasó a la historia como el lugar de nacimiento de la educación en Japón

Conheça Ashikaga Gakko, o berço da educação no Japão

Instituição foi criada no ano de 832 e serviu de referência para a educação japonesa 

Localizada ao norte de Tóquio, Ashikaga é hoje um centro comercial e industrial muito importante do Japão. Embora comumente associada à produção do Ashikaga Meisen, um tecido de seda que se tornou popular graças aos designs inovadores a preços acessíveis, a cidade também é reconhecida por ser o berço da educação japonesa.

Não se sabe ao certo a data de fundação da Ashikaga Gakko, a escola mais antiga do país, mas estima-se que ela tenha sido criada pelo poeta Ono no Takamura no ano de 832. Os primeiros registros oficiais relacionados ao local, entretanto, datam de 1410, enquanto que o então missionário São Francisco Xavier se refere a ele em 1549 como «a maior e mais conhecida universidade do leste do Japão».

Nessa época, mais de 3 mil alunos frequentavam a Ashikaga Gakko para ter aulas de confucionismo, medicina chinesa, adivinhação e estratégia militar, entre outros assuntos. Além de educação gratuita, os alunos também tinham acesso a uma biblioteca com mais de 12 mil volumes, o que incluía livros e documentos históricos.

Ashikaga Gakko é hoje uma atração turística

Após encerrar suas atividades em 1872, as instalações da escola passaram por uma restauração em 1990. Hoje é possível visitar esse importante patrimônio cultural e conhecer de perto um pouco da sua história e importância para a educação no país. Entre as atrações que se destacam no campus estão os três portões que levam ao prédio principal, todos construídos em 1668 e com um significado que corresponde ao caminho da virtude proporcionado pela educação.

Para quem planeja uma visita a Ashikaga, vale reservar um tempo a mais para conhecer outras atrações da cidade. Ainda seguindo os passos da história, o Templo Bannaji foi fundado por volta de 1196 por Yoshikane Ashikaga e desde então mantém sua bela arquitetura da Era Kamakura (1192-1333). Reconhecido como Sítio Histórico Nacional desde 1922, é um popular destino para ver o desabrochar das cerejeiras na primavera e o Ginkgo amarelo no outono.

Templo Bannaji

Outro destaque é o Santuário Orihime, que chama a atenção por sua fachada laqueada em vermelho, cercada pelo verde das árvores. Apesar de a construção original ter sido erguida em outro local, ela foi transferida para o Monte Hagatami (hoje Monte Orihime) em 1879. Depois de ser destruído em um incêndio no ano seguinte, ele foi reconstruído para seguir reverenciando os deuses guardiões da tecelagem. É lá, também, que fica o ponto de partida e chegada de uma trilha bastante popular.

O Parque das Flores de Ashikaga é um espetáculo à parte

Ainda entre as belezas naturais, o Parque das Flores de Ashikaga é outro orgulho local que não pode faltar em um roteiro pela cidade. Distribuído por uma área de 9,3 mil hectares, esse enorme jardim conta com glicínias de 130 anos e azaleias Kurume de 60 anos, assim como hortênsias e íris, que compõem um cenário deslumbrante.

Parque das Flores de Ashikaga

São as glicínias que vão do branco ao roxo, passando pelo rosa e lilás, que fazem parte de um túnel floral de 80 metros. Entre os meses de outubro e fevereiro de cada ano, o parque ganha um ar ainda mais mágico com o evento Jardim das Flores Iluminadas. São mais de 5 milhões de luzes LED compondo três paisagens temáticas.

Parque das Flores de Ashikaga

Batendo a fome, a dica é experimentar o macarrão sobá à moda local, preparado de acordo com ingredientes característicos de cada estação do ano. Em Ashikaga, os temperos não são adicionados à sopa ou como acompanhamento, mas misturados diretamente ao macarrão durante o processo de amassamento. Morangos doces e graúdos — a cidade é a maior produtora dessa fruta no país — são uma ótima opção de sobremesa.

Parque das Flores de Ashikaga

¡JHSP llega primero a su bandeja de entrada!

Quincenalmente, usted recibirá información sobre nuestros eventos online, conocerá más sobre exposiciones actuales y futuras, accederá a contenidos exclusivos sobre arquitectura, cultura, gastronomía, negocios, literatura, tecnología, turismo … ¡y mucho más!

Suscríbase a la newsletter de la JHSP (en portugués) y obtenga más información sobre el fascinante Japón de hoy con solo unos pocos clics.

© JAPAN HOUSE SÃO PAULO