No cardápio, a chef Telma aposta no conceito dos settos – um conjunto de pratos variados que compõem uma refeição completa, equilibrada e saborosa. Um setto tem como base o gohan (arroz japonês), o misoshiru ou outro caldo e tsukemono. A isso acrescenta-se uma sugestão do dia, com opções variadas de carnes, peixes ou vegetarianas – de acordo com os ingredientes da estação, e completa-se o conjunto com pequenas porções de acompanhamentos
Fish of the day Setto - Foto: Rubens Kato
Outras opções são os tradicionais udon (massa japonesa de trigo em grossos fios) e o soba (massa fina de trigo sarraceno japonês), servidos em caldo frio ou quente e com várias sugestões de complementos. Pratos de sushi e sashimi também têm seu lugar no cardápio, mas com a proposta do AIZOMÊ de sempre privilegiar os peixes e frutos do mar de pesca responsável e sustentável. Um destaque nesse capítulo é o chirashizushi – tigela de arroz temperado para sushi coberto pela seleção do dia de pescados e seus acompanhamentos.
Udon - Foto: Rubens Kato
Kaisendon - Foto: Rubens Kato
Apple pie with miso caramel - Foto: Rafael Salvador
O restaurante também oferece opções do versátil donburi – uma tigela com arroz coberto por preparações saborosas como frango teriyaki, além de sugestões vegetarianas.
Outro capítulo que merece atenção especial é o das sobremesas. O AIZOMÊ sempre primou por uma caprichada carta de doces e sorvetes dentro do conceito de yogashi – a versão japonesa de preparações da confeitaria ocidental executadas com mais leveza e frescor, mescladas a sabores e ingredientes tipicamente japoneses – e aqui não poderia ser diferente.
Além de uma carta variada de bebidas, o restaurante também serve chá japonês e água – com e sem gás – à vontade por um valor fixo, sem o uso de garrafinhas plásticas. A preocupação por um futuro mais sustentável está na adoção de novos modelos de trabalho e de serviço.
Mottainai – expressão em japonês que transmite a sensação de pesar em relação ao desperdício; omotenashi – a arte da hospitalidade japonesa; e ofukuro no aji – sabor de comida de mãe ou gostinho caseiro, são termos que a chef Telma Shiraishi menciona ao explicar os conceitos do AIZOMÊ na Japan House São Paulo.
Outra curadoria importante – essa em parceria com os principais ceramistas nipo-brasileiros, é a composição do enxoval de utilitários do restaurante, em harmonia com a marca da chef de dispor suas receitas em peças assinadas por renomados artistas e artesões, na melhor expressão do conceito japonês de moritsuke – a habilidade em apresentar o alimento de forma tão atraente quanto seu sabor.
Todos os elementos e aspectos mais importantes da cultura alimentar e especialidades japonesas são apresentadas em pratos ou cardápios temáticos, sazonais ou comemorativos, em harmonia com as exposições da Japan House São Paulo e das manifestações gastronômicas festivas do Japão.
AIZOMÊ na Japan House São Paulo Avenida Paulista, 52 – 2º andar
Terça a domingo | Almoço das 11h30 às 16h30 Segunda-feira* | FECHADO
Quinzenalmente, você pode conferir os eventos virtuais e presenciais que já têm data marcada, saber das exposições em cartaz ou que estão por vir, acessar conteúdos exclusivos sobre arquitetura, cultura, gastronomia, negócios, literatura, tecnologia, turismo… E muito mais!
Assine a JHSP News e amplie seus conhecimentos sobre a cultura nipônica da atualidade com apenas alguns cliques.
ENDEREÇO
Avenida Paulista, 52
Bela Vista – São Paulo / SP
Tel.: +55 11 3149-5187
HORÁRIOS
Terça a sexta-feira | das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados | das 10h às 19h
Segunda-feira* | FECHADA