JHSP acessível

JHSP Acessível

JHSP Acessível

O projeto JHSP Acessível é uma iniciativa da Japan House São Paulo que disponibiliza recursos de acessibilidade para garantir uma experiência inclusiva durante a visita ao espaço, nas exposições em cartaz e nos ambientes digitais.

imagem da maquete tátil da JHSP

 

RECURSOS ACESSÍVEIS DISPONÍVEIS

I. Acessibilidade Comunicacional

· Recursos sensoriais e tecnologia assistiva para mediação das exposições da JHSP. 
· Bancadas Acessíveis (piso térreo e 2° piso), contendo: 

· Texto institucional em dupla leitura (fonte ampliada e braile) e códigos QR tátil para acesso à plataforma digital, que inclui audiodescrição, Libras com legendas em português e textos digitais. Essa plataforma digital abrange conteúdos expositivos e informações sobre os recursos sensoriais presentes na bancada;

· Mapa Tátil composto por imagens em relevo texturizado e legendas em dupla leitura, com a localização do espaço expositivo e dos conteúdos apresentados nas exposições;

· Recursos Sensoriais (bi ou tridimensionais) para exploração e reconhecimento tátil e por outros sentidos.

· Códigos QR (Libras e audiodescrição) para acesso às plataformas acessíveis, posicionados próximos aos recursos acessíveis nos espaços expositivos.

Mapas Táteis em relevo estão localizados ao lado dos elevadores da JHSP e contêm a planta em alto relevo dos 3 pisos do edifício com legendas em dupla leitura.

Vídeo Libras institucional sobre a JHSP e o projeto arquitetônico do edifício, com legendas em português e narração em áudio.

Acessibilidade Digital no site da instituição: tradução em Libras dos textos institucionais.

Maquete Tátil do edifício da JHSP com legendas em dupla leitura, incluindo mobiliário de desenho universal com gavetas que contêm elementos arquitetônicos do edifício e mapa tátil em dupla leitura com a localização da instituição e do entorno.

II. Acessibilidade Arquitetônica 

A JHSP possui o Selo de Acessibilidade Arquitetônica

· Rampas de acesso para pessoas em cadeira de rodas e com mobilidade reduzida na entrada da exposição, no Jardim do térreo e do 2° piso.

· Acessibilidade vertical: elevadores para transporte de pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida, com sinalização para pessoas com deficiência visual.

· Acessibilidade horizontal: circulação de pessoas em cadeira de rodas e com mobilidade reduzida em todos os espaços de visitação, incluindo toaletes.

III. Acessibilidade Atitudinal

· Formação e conscientização funcional para profissionais e educadores da instituição.
· Projetos e implantação de acessibilidade comunicacional em todas as exposições da instituição.
· Ações educativas inclusivas presenciais ou virtuais, destinadas aos mais diversos perfis de públicos. Consultoria permanente com profissionais especialistas em acessibilidade comunicacional e pessoas com deficiências físicas e sensoriais (auditivas e visuais).

 

Voltar ao topo