Usamos cookies para otimizar a funcionalidade do site e dar a você a melhor experiência possível. Acesse a nossa Política de Privacidade para saber mais.
Entendi
Assine nossa newsletter
Busca
Experiência JHSP em Recife
-
-
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
Novidades
13.07.2022

Experiência JHSP em Recife

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
13.07.2022

Parte da programação da exposição itinerante Japonésia, em cartaz no museu Cais do Sertão, em Recife, a Experiência JHSP apresenta um jantar com os chefs Telma Shiraishi e André Saburó

Experiência JHSP: uma viagem gastronômica pelo Japão com os chefs Telma Shiraishi e André Saburó

Japan House São Paulo vai além das fronteiras do Estado de São Paulo e anuncia mais uma Experiência JHSP, pela primeira vez de forma presencial, no dia 3 de agosto (quarta-feira), às 19h, no Cais Rooftop Lounge, localizado no Museu Cais do Sertão. A experiência será comandada pelos chefs Telma Shiraishi (remoto), do Restaurante Aizomê (São Paulo), e André Saburó, do Quina do Futuro (Recife), e contará com o apoio da The House of Suntory.

Japonésia, de Naoki Ishikawa

O encontro tem como objetivo agregar as referências e a beleza retratadas nas imagens do fotógrafo Naoki Ishikawa, artista da exposição Japonésia – em cartaz no museu Cais do Sertão até 28 de agosto, e oferecer um menu reunindo os sabores evocados pelas imagens com os ingredientes e temperos locais. Como parte da experiência, o público poderá visitar a mostra das 17h às 19h, para uma primeira expedição ao arquipélago nipônico.

Saiba mais sobre a exposição:

Japonésia em Recife

 

Do sul ao norte do Japão

Naoki Ishikawa apresenta o mar como elemento de grande importância dentre suas obras. A exposição, com particularidades do arquipélago japonês, ressalta a diversidade com imagens de mais de 20 ilhas. A diversidade vai desde as ilhas de Okinawa e Kagoshima, ao sul, passando pela província de Aomori e se conectando ao norte do país, em Hokkaido.

Sobre a Experiência JHSP

O local e o sazonal, emoldurados pelas impressões de um Japão diverso e vibrante, inspiram um menu apresentado em cinco tempos:

Hotate to umibudou: vieiras e algas em esferas, uma receita que busca harmonizar as riquezas de duas ilhas nipônicas distantes: Hokkaido, no extremo norte, famosa por suas vieiras, e Okinawa, no extremo sul, com a adorada alga em forma de microesferas, conhecida como “uva do mar”.

Rafael Salvador

Ichigo-ni pernambucano: receita emblemática da província de Aomori, é um caldo profundo e translúcido servido com as riquezas do mar – no caso, ouriço e abalone. A versão pernambucana emoldura o esplendor de sua costa utilizando camarões e lambretas.

Taiyou maguro: tem como estrela uma das grandes dádivas do mar, o atum. Inspirado no processo de cura de peixes com sal no Japão, bem como na cura de carne vermelha com sal em Pernambuco, André Saburó desenvolveu o atum do sol, acompanhado do mousseline de inhame e queijo coalho, farofa de shisô e cebolas caramelizadas.

Tako to kuromai: muito apreciado nos dois lados do mundo por seu sabor e textura, o polvo, acompanhado de arroz negro (produção famosa da ilha de Kyushu) com cogumelos e aioli de alho negro (especialidade de Aomori), é grelhado ao dashi com açafrão.


Rafael Salvador

Sanshoku choux cream: para adoçar o paladar, mini choux cream em três sabores: baunilha, matchá e chocolate, uma receita de yogashi que conquistou o mundo ao aperfeiçoar uma receita clássica francesa.

The House of Suntory

Cada passo do menu será harmonizado com uma carta de drinks selecionada, preparados com a vodka premium Haku, o Gin Roku e o whisky Chita, da The House of Suntory, incluindo o Bloody Umami Mary, uma releitura assinada pela chef Telma Shiraishi do famoso Bloody Mary, e o Yamase, opção refrescante com gin, cordial de melão Cantalupo pepino, hortelã e club soda.

Rafael Salvador

Curiosidades sobre as províncias

Okinawa


Ishigaki, em Okinawa ©JNTO

A província mais ao sul do Japão, Okinawa é um arquipélago com uma história de reino independente. A região possui clima subtropical bastante característico e é também o berço do karatê, destacando-se pelas ruínas e os castelos restaurados dos reis Ryukyu e magníficas praias, com uma incrível variedade de corais e vida submarina. É possível descobrir os encantos de Okinawa desde a cidade de Naha, a Ilha Ishigaki, a Ilha de Miyako ou as Ilhas Kerama.

Fonte: © JNTO -Japan National Tourism Organization

Kagoshima

Vulcão Sakurajima em Kagoshima

©JNTO

Localizada no extremo sudoeste da ilha de Kyushu, a província de Kagoshima é composta por um conjunto de ilhas que se estendem por centenas de quilômetros, sendo o grupo mais importante o das Ilhas Amami. Com menos de 600 mil habitantes, o território abriga uma série de vulcões ativos e adormecidos. O mais conhecido é o Sakurajima, um dos mais ativos do Japão.

Como destaques da região também temos o Centro Espacial da ilha de Tanegashima, a principal base de foguetes do Japão.

É possível descobrir os encantos de Kagoshima não somente nas Ilhas Amami, com suas belíssimas praias rústicas e recifes de corais deslumbrantes, mas também nas áreas de Ibusuki, Kirishima e Yakushima, com suas antigas florestas que são consideradas Patrimônio Mundial.

Fonte: © JNTO -Japan National Tourism Organization

Aomori

Castelo de Hirosaki ©AOMORI Prefectural Government

Paisagens naturais, florestas primitivas, maçãs, arte de arrozal, arroz e saquê, frutos do mar e neve. Relativamente inexploradas, as paisagens verdejantes de Aomori, os seus famosos festivais e os patrimônios mundiais são verdadeiras “joias escondidas”. Caminhar pelo deserto intocado, andar em trens aquecidos e saborear deliciosos frutos do mar e saquê são apenas algumas das atrações principais.

É possível explorar as áreas de Hirosaki e seus arredores, com suas florestas , cachoeiras e seu castelo tradicional ou descobrir os encantos do Lago Towada e sua exuberante região.

Fonte: © JNTO -Japan National Tourism Organization

Monte Fuji

©Fuji City

3.776 metros, o Monte Fuji é o pico mais alto do Japão, resultado da atividade vulcânica que iniciou há aproximadamente cem mil anos. Um dos símbolos mais emblemáticos do país, viajantes de todo o mundo se dirigem às províncias de Shizuoka e Yamanashi para visitar essa montanha inspiradora, aproveitando o seu entorno para atividades de caminhadas, acampamento ou simplesmente para relaxar.

Para os japoneses, no entanto, o Monte Fuji há muito tempo é considerado um lugar de importância espiritual e uma fonte de inspiração artística. Um lugar espiritual, ícone cultural e uma maravilha geográfica.

Fonte: © JNTO -Japan National Tourism Organization

Hokkaido

Parque Nacional de Akan-Mashu ©JNTO

deserto de Hokkaido oferece inúmeras atividades ao ar livre, e suas cidades, aninhadas entre montanhas e lagos, oferecem delícias culinárias e culturais. Como destaques, as encostas de Niseko e Rusutsu – um sonho para os amantes de neve em pó, as colinas das fazendas de lavanda, frutos do mar e produtos frescos: ouriço do mar, sushi, melão, milho, sorvete, e a floresta intocada dos parques nacionais da província.

André Saburó

André Saburó Matsumoto é o chef que comanda o Quina do Futuro, um dos principais restaurantes de culinária japonesa do Brasil, localizado na cidade de Recife, em Pernambuco, que foi fundado em 1986 por seu pai. Em 2018 e 2019, Saburó foi eleito Sushiman do Ano pela premiação da revista Prazeres da Mesa, considerada de suma importância para o setor gastronômico nacional.

Telma Shiraishi

Nascida em São Paulo, mas criada no interior, Telma Shiraishi é chef de um dos melhores e mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo (e do Brasil), o Aizomê. Além disso, é Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil e também está à frente dos jantares e banquetes do Consulado do Japão em São Paulo. Em 2022, foi eleita Melhor Profissional de Cozinha Japonesa no prêmio Melhores do Ano, da revista Prazeres da Mesa.

Faça sua inscrição e participe!

O evento conta com lugares limitados e o ingresso deve ser adquirido com antecedência, ao valor de R$330,00 por pessoa, que inclui o jantar e harmonização com uma bebida por prato. Bebidas adicionais poderão ser adquiridas à parte. O jantar terá início às 19h, com tolerância de 10 minutos.

Participe

 

 

Serviço:

Experiência JHSP: uma viagem gastronômica pelo Japão com os chefs Telma Shiraishi* e André Saburó

*A chef Telma Shiraishi participará remotamente.

Quando: 3 de agosto de 2022 (quarta-feira)
Horário:
– exposição aberta para visitação | das 17h às 19h
– jantar | às 19h (10 minutos de tolerância)
Onde: Cais Rooftop Lounge
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, 04 – Recife/PE
Valor: R$330,00
Inscrição: via Sympla (vagas limitadas)

A JHSP chega primeiro na sua caixa de entrada!

Quinzenalmente, você pode conferir os eventos virtuais e presenciais que já têm data marcada, saber das exposições em cartaz ou que estão por vir, acessar conteúdos exclusivos sobre arquitetura, cultura, gastronomia, negócios, literatura, tecnologia, turismo… E muito mais!

Assine a JHSP News e amplie seus conhecimentos sobre a cultura nipônica da atualidade com apenas alguns cliques.

ENDEREÇO

Avenida Paulista, 52
Bela Vista – São Paulo / SP
Tel.: +55 11 3149-5187

HORÁRIOS

Terça a sexta-feira | das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados | das 10h às 19h
Segunda-feira* | FECHADA

CONTATO

[email protected]
+55 11 3149.5187

© JAPAN HOUSE SÃO PAULO