Aprenda caligrafia japonesa com um mestre do Shodō
Uma oficina prática com Rafael Tadashi Miyashiro
A caligrafia japonesa, ou Shodō, é uma das artes do Dō (道) e pode ser observada na exposição ‘DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa’, em cartaz até o dia 25 de abril na Japan House São Paulo.
+ Descubra o processo de trabalho da calígrafa Shoko Kanazawa
Neste vídeo-oficina, o educador da JHSP Vinícius Garcia recebe o especialista Rafael Tadashi Miyashiro, membro da Associação Shodō do Brasil (Shodō Aikōkai), para apresentar ao público os conceitos de ‘linha’ e ‘expressividade’ na arte da caligrafia, por meio da escrita de um ideograma japonês. Com o vídeo, o público é convidado a utilizar os materiais que possui em casa para também escrever o ideograma chuva (雨).
Abaixo, é possível conferir três obras de Shodō preparadas sobre os o mesmo ideograma chuva (雨) pelos especialistas Lissa Sakajiri, Jean Richard e Lita Hayata, da Shodō Aikōkai.
A Japan House São Paulo preparou um arquivo com material de referência sobre variações de escrita do ideograma chuva (雨) para que você possa preparar o seu próprio trabalho de Shodō.
Faça o download do material de referência:
+ Clique aqui para acessar as antigas variações do ideograma de chuva como referência
Outras fontes de pesquisa
Veja outras possibilidades, em chinês, para a escrita desse mesmo ideograma nos sites www.sfds.cn e hanziyuan.net.
Agradecimentos
A Japan House São Paulo agradece especialmente ao mestre de Shodō Joku Wakamatsu, e aos membros da Associação de Shodō do Brasil, Lissa Sakajiri, Jean Richard e Lita Hayata, pelos trabalhos de caligrafia exibidos neste vídeo.
Este é um conteúdo relacionado à exposição ‘DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa’, em cartaz na Japan House São Paulo.
+ Saiba mais sobre a exposição
Shodō (書道) significa, em japonês, o caminho da escrita, em que ‘shō’ exprime o ato de representar letras e palavras com métodos e formas variadas. A caligrafia japonesa visa dar vazão às emoções através da escrita e é uma arte e disciplina ensinada às crianças japonesas durante a educação primária. É praticada tanto com caracteres ideogramáticos – Kanji – quanto com os fonéticos – Hiragana e Katakana. A caligrafia é conhecida por exigir alta precisão do calígrafo, cada caractere dos kanji devem ser escritos segundo uma ordem de traços específica, aumentando dessa forma a disciplina necessária daqueles que praticam esta arte. A liberdade de cada artista nesse gestual e interpretação é o que determina o estilo individual.
Conheça mais sobre o Shodō e aprenda a dar os primeiros passos na arte da caligrafia japonesa:
+ Vídeo: Introdução ao Shodō, com Yasuko Kanazawa
+ Vídeo: A fabricação dos pincéis de caligrafia japonesa
+ Vídeo: A fabricação da tinta utilizada na caligrafia japonesa