WINDOWOLOGY: Estudo de Janelas no Japão
Na exposição 'WINDOWOLOGY: Estudo de Janelas no Japão', em cartaz na Japan House São Paulo até o dia 22 de agosto, as janelas são apresentadas a partir de núcleos que abordam suas diversas representações de maneira interdisciplinar. Um desses núcleos é denominado “As Janelas nos Processos Artesanais”, e demonstra o papel fundamental das janelas como grandes aliadas no trabalho dos artesãos na fabricação de alimentos e artigos tradicionais japoneses.
As Janelas nos Processos Artesanais
Seja inserindo ou protegendo de elementos naturais, tais como a luz, vento, calor, fumaça ou vapor, as janelas revelam-se uma das protagonistas nesses processos, auxiliando no desenvolvimento de materiais e insumos tão importantes nas províncias em que são produzidos. Você pode conferir abaixo os vídeos disponíveis na exposição:
Processo de Fabricação da Cerâmica de Mashiko (Mashiko-yaki)
Processo de Tingimento Aizome (Índigo Japonês)
Processo do Yuba (Nata Seca de Leite de Soja)
Processo de Produção de Caqui Seco
Além destes vídeos, o público também pode conferir na exposição exemplares desses objetos ou réplicas deles (no caso dos processos que envolvem a fabricação de alimentos).
Arquitetura entre Vigas e Colunas
Outro núcleo da exposição é “Um Filme sobre Janelas”, em que o público pode conferir a arquitetura tradicional japonesa em madeira. Nele, é possível ver o papel de elementos como o shōji (divisória de correr de madeira quadriculada com papel translúcido) e o fusuma (divisória de papel opaco com moldura de madeira) funcionando de maneira similar às janelas, mas colocados entre colunas - sejam como paredes móveis ou esquadrias. Graças a esses dispositivos, o espaço se torna dinâmico e passível de ser modificado, característica peculiar da arquitetura japonesa.
Para apresentar o funcionamento de todas as possibilidades com esses tipos de portas-janelas, um curta-metragem foi realizado e mostra o passar do tempo ao longo de um dia na casa de chá Kikugetsutei, localizada à beira de um lago no Parque Ritsurin, na província de Kagawa. Neste vídeo, é possível perceber as impressionantes mudanças que ocorrem ao longo do dia e o papel das portas e janelas corrediças na arquitetura japonesa.
O curta-metragem “Transição de Kikugetsutei” foi selecionado para o 10º Festival Internacional de Cinema de Arquitetura de Roterdã, em 2018, e pode ser conferido abaixo:
--
Leia também:
+ Colheita de Índigo, com Kiri Miyazaki