Assine nossa newsletter
Clube de Leitura // As irmãs de amarelo, de Mieko Kawakami
-
-
COMPARTILHE:
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Linkedin
Evento em breve
29/10/2026 - 29/10/2026

Clube de Leitura // As irmãs de amarelo, de Mieko Kawakami

COMPARTILHE:
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Linkedin
Evento em breve
29/10/2026 - 29/10/2026

No romance que a consagrou como uma das maiores escritoras japonesas de sua geração, a autora entrega uma obra-prima sobre sonhos adolescentes e crueldades adultas. Leia e participe!

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um

Desde 2019, toda última quinta-feira do mês, a Japan House São Paulo promove um encontro do Clube de Leitura Japan House São Paulo +  Quatro Cinco Um. Com a mediação de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, o Clube discute livros com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros ao universo literário japonês. 

Todo mês, o encontro de caráter informal conta também com a presença de um leitor convidado, e já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura.

Livro de outubro: 

As irmãs de amarelo, de Mieko Kawakami

Tradução: Rita Kohl

O Clube de Leitura JHSP + 451 de outubro apresenta o romance policial de Mieko Kawakami, obra que a consagrou como uma das maiores escritoras japonesas de sua geração. 

Em uma narrativa contada pela perspectiva de uma garota, a história explora o que significa crescer em meio à pobreza no Japão. A trama alterna entre o presente de Hana, em abril de 2020, quando um nome conhecido volta a aparecer nas notícias: Kimiko Yoshikawa, de 60 anos, acusada de cárcere privado; e o passado, enquanto Hana revive lembranças de uma adolescência marcada por dificuldades, retornando a 1998 — um período de instabilidade econômica que empurrava jovens e pessoas vulneráveis para as margens da sociedade.

Participe do evento! 

sobre o livro

Mieko Kawakami — autora do best-seller Peitos e ovos e vencedora do Prêmio Yomiuri de Literatura — oferece nesta obra sua maneira única de reinventar o romance policial. Trata-se de uma visão fascinante, sob a perspectiva de uma garota, do que significa crescer pobre no Japão. Em abril de 2020, com a pandemia de covid-19 se aproximando em Tóquio, Hana se depara com um nome familiar no noticiário: Kimiko Yoshikawa, de 60 anos, está sendo acusada de cárcere privado. O impacto dessa descoberta leva Hana ao passado. À medida que desenterra memórias de sua adolescência difícil, a narrativa nos leva de volta a 1998 — uma época economicamente conturbada que lança os mais jovens e vulneráveis para as margens da sociedade. Aos 15 anos, Hana vive com sua mãe jovem e despreparada na periferia de Tóquio. Elas não têm dinheiro ou segurança, e nem sequer conseguem se acolher enquanto família. Até a chegada da intrigante Kimiko na vida delas. Sob a proteção de Kimiko, Hana se vê parte de um clã de mulheres que assume o comando de um bar chamado “Lemon”. Pela primeira vez, ela experimenta um senso de controle sobre a própria vida e acredita na promessa sedutora de felicidade. Mas a satisfação é um bálsamo frágil. Para sobreviver e proteger sua irmandade, ela será tragada por uma espiral desesperada de esquemas criminosos e traições que mudarão o destino de todas. Avançando vinte anos até o presente, as feridas colidem com o julgamento de Kimiko. Afinal, quem estava sendo usado? Hana realmente não tinha culpa? Em uma atmosfera de melancolia agridoce que Kawakami domina com maestria, a decisão de Hana de procurar Kimiko leva o thriller ao seu chocante ato final.

– Editora Intrínseca.

Inscreva-se!

Os encontros do Clube de Leitura seguem sendo realizados virtualmente, por meio da plataforma Zoom. O link para o acesso é enviado aos inscritos por e-mail.

Compre o livro com 20% de desconto*

Os participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um de outubro têm desconto de 20% na compra do livro ‘As irmãs de amarelo’ pelo site da editora Intrínseca.

Para ganhar o desconto, basta aplicar o cupom JHSP451 diretamente no site.

*O cupom é válido de 29/09/2026 até 31/10/2026. O desconto não é aplicado ao valor do frete e o cupom é intransferível, válido para apenas um uso por CPF.

Spoiler do livro de novembro:

Norwegian Wood, de Haruki Murakami

Perguntas Frequentes

A inscrição para este encontro garante a minha vaga em todos os próximos encontros?

Não. As inscrições devem ser feitas independentemente, uma inscrição para cada evento do Clube de Leitura.

Preciso ler o livro para participar?

Sim, recomendamos a leitura dos livros abordados em cada encontro para possibilitar um bate-papo interessante e proveitoso.

Preciso ser especialista em literatura para participar?

Não, a discussão no Clube de Leitura é informal. Todos os participantes que se sentirem confortáveis a falar são convidados a compartilhar suas leituras e pontos de vista.

Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um // 

As irmãs de amarelo, de Mieko Kawakami

Quando: quinta-feira, 29 de outubro de 2026

Horário: 19h

Duração: aproximadamente 90 minutos

Custo: participação gratuita, mediante inscrição prévia (vagas limitadas)

Inscrição: https://bit.ly/clube-out26

Acesso: online, via plataforma Zoom* 

*O link de acesso é enviado aos inscritos por e-mail.

A JHSP chega primeiro na sua caixa de entrada!

Quinzenalmente, você pode conferir os eventos virtuais e presenciais que já têm data marcada, saber das exposições em cartaz ou que estão por vir, acessar conteúdos exclusivos sobre arquitetura, cultura, gastronomia, negócios, literatura, tecnologia, turismo… E muito mais!

Assine a JHSP News e amplie seus conhecimentos sobre a cultura nipônica da atualidade com apenas alguns cliques.