CULTURA

As famosas action figures e o trabalho artesanal de seus criadores

Por trás das action figures, bonecos de personagens de anime e mangá, está a dedicação de muitos artesãos e a cultura de apreciar este tipo de objeto desde os tempos mais antigos. Continue lendo…

Compartilhe

A cultura de action figures no Japão e o trabalho artesanal de seus criadores

©MARUTTOYS

Action figures são bonecos feitos para serem idênticos ao modelo original de animais, dinossauros, carros e também de personagens de anime e mangá.

Muitas das figures são produzidas com alta qualidade e perfeição no Japão. Por trás disso, está a dedicação de muitos artesãos e a presença da cultura de apreciar bonecos desde os tempos mais antigos.

Action Figures no Japão Moderno

As action figures são objetos ornamentais feitos de materiais à base de resina sintética e que se parecem exatamente com os originais. A palavra inglesa figure significa "aquilo que imita" ou "escultura", mas, no Japão Moderno, geralmente se refere a modelos em miniatura de personagens de anime e mangá.

A cultura de action figures no Japão, que atualmente tem fãs em todo o mundo, teve seu início na década de 1970. Durante esse período, quando as séries conhecidas como Tokusatsu, Ultraman e Kamen Rider, eram extremamente populares, nasceram os bonecos de PVC de vinil flexível que ilustravam heróis e monstros e fizeram muito sucesso principalmente entre as crianças.

Detalhe de boneco sendo esculpido
©MARUTTOYS

Mais tarde, na década de 1980, as action figures de personagens de anime caíram no gosto dos consumidores. Além disso, os pequenos bonecos de animais e afins, que acompanhavam doces como ‘brindes’, começaram a ganhar fama entre os adultos devido à perfeição e riqueza de detalhes, estabelecendo um gênero que passou a ser conhecido como ‘brinquedos de alimentos’.

©︎khara

No início, a maioria das action figures de personagens de anime eram ‘garage kits’ (ou kits de garagem) feitas por amadores, que as esculpiam por hobby. No entanto, à medida que o número de fãs aumentou, os grandes fabricantes começaram a produzi-las e o mercado cresceu, passando os 30 bilhões de ienes somente no Japão. Dessa forma, a cultura das action figures se difundiu em uma ampla gama de gerações, indo além do universo dos brinquedos para crianças para se tornar uma forma de expressão artística, inclusive com universidades oferecendo cursos especializados no seu processo de criação.

Os criadores de protótipos por trás do mundo das action figures

“O trabalho reside na criação do protótipo, que é o primeiro estágio da produção de action figures. O desafio deste trabalho está em como criar uma figura tridimensional de partes que não estão desenhadas na forma bidimensional.”

A Kotobukiya, uma das grandes fabricantes de action figures de diversos animes e mangás, emprega cerca de 20 criadores de protótipos atualmente. Um deles é Tsukuru Shirahige, um criador veterano com mais de 20 anos de carreira e várias action figures famosas de anime já criadas.

Todas as action figures comercializadas têm um ‘molde’ original - elas são fabricadas a partir do despejo de resina no molde e, depois, são pintadas. Os criadores de protótipos são também artesãos que elaboram modelos originais a partir de imagens bidimensionais, que formam a base desses moldes.

 

"Existem ‘imagens inconsistentes’ na animação. Por exemplo, o corte de cabelo do personagem Suneo em Doraemon não é algo factível na realidade, porque a imagem frontal não corresponde à imagem à esquerda e à direita no aspecto tridimensional. O mesmo acontece com o penteado do personagem principal Son Gokū em Dragon Ball. Como transformar esse tipo de ‘inconsistência’ em um objeto tridimensional? É aqui que a imaginação e o discernimento do criador de protótipos são postos à prova."

No entanto, o trabalho de um criador de protótipos não é simplesmente recortar uma cena de anime e trazê-la para a forma tridimensional. Por exemplo, a obra abaixo, de uma cena de ‘Evangelion’, um filme de anime mundialmente famoso, foi transformada em action figure por Shirahige.

A posição dos personagens difere um pouco da cena real do filme, mas Shirahige comenta que "a famosa obra 'Pietà', de Michelangelo, foi a inspiração", seu trabalho é criar uma figura no mundo tridimensional que não prejudique a visão de mundo do personagem e que, ao mesmo tempo, reflita suas características da maneira mais bela possível. Isso demonstra o talento artístico de cada criador de protótipos.

Nos bastidores da modelagem

Quando a decisão de produzir uma action figure de um anime é tomada, o criador de protótipos e o responsável pelo projeto do produto pensam, primeiramente, sobre fatores como qual personagem vira boneco, sua expressão facial, a pose, a dimensão, entre outros.

Decididas essas condições, o criador de protótipos começa a trabalhar. Atualmente, um modelo 3D é inicialmente criado por meio de um software digital e, em seguida, é produzido em uma impressora 3D. Shirahige diz que isso "ficou definitivamente mais eficiente", comparado aos dias em que os protótipos eram formados manualmente com argila e outros materiais. Contudo, ainda assim, leva cerca de três meses para criar um protótipo.

As impressoras 3D não moldam a peça inteira, elas a produzem em partes - isso ocorre para que o produto comercial final seja produzido no molde separado parcialmente, pois, se for moldado em uma peça inteira, seria necessário fazer uma pintura muito detalhada.

Além disso, a superfície das peças produzidas é ligeiramente irregular e precisa ser polida com lixas e surfacers (preparador de superfícies) até que fique limpa.

Depois de concluído pelo criador, o protótipo é moldado e são feitas duas cópias. Uma é utilizada para produção de moldes na fábrica e, a outra, para produzir uma amostra colorida e finalizada do produto. Realizada pelos próprios coloristas profissionais da empresa, a pintura é feita com base nessas amostras e, então, a coloração do produto comercial final é ajustada.

Em muitos casos, cada amostra é trabalhada várias vezes e ajustada pelo criador do protótipo, de modo que leva aproximadamente 1 ano desde o início da sua produção até que a versão final esteja pronta para ser produzida.

A arte de dar existência a algo que não existe

As action figures que nasceram no Japão e que agora estão disponíveis para pessoas de todo o mundo são consideradas por alguns como parte da história e das tradições do país nipônico. Kyoko Yashiro, que é curadora especializada em pesquisa de escultura moderna do Museu de Artes Shoto, diz:

"No Japão, as bonecas fazem parte do ambiente cotidiano desde o passado. Além disso, elas não são produzidas como meros objetos, mas como seres próximos das pessoas, sendo amadas e estando sempre por perto. Acho que é natural que a cultura das action figures tenha prosperado no Japão."

“A cultura moderna de criar action figures de personagens que existem apenas no mundo do anime e do mangá e apreciá-las no mundo real é uma extensão do imaginário de pessoas que apreciam vários tipos de bonecas desde os tempos antigos. Por trás do hábito de se divertir com action figures deve estar o forte desejo das pessoas de trazer à realidade seres que não existem ou não podem existir."

A cultura de action figures que é cultivada no Japão, um país com sua própria história com bonecas, continua a fascinar pessoas no mundo todo.

--

Confira também:

Voltar ao topo