Hoje marca o início de um novo ciclo para a sociedade japonesa. A data é tão importante quanto a virada do ano, e representa a entrada dos novos anos fiscal e letivo.
Esse período foi estabelecido a partir de 1886, na Era Meiji (1868 – 1912). Até então, o governo japonês previa seu orçamento seguindo o calendário gregoriano, com início em janeiro e término em dezembro, como seguimos aqui no Brasil.
Nessa época, a economia do país era pautada essencialmente pela agricultura, sendo o plantio do arroz sua base. A colheita do cereal, no entanto, era realizada durante o outono, entre os meses de setembro e dezembro, o que implicava que da sua comercialização até o recolhimento de impostos, os agricultores tinham um prazo muito curto e não conseguiam cumprir com os pagamentos. Por isso, instaurou-se em abril a data limite de débito dos tributos e foi adotado o novo calendário.
Paralelamente, a chegada de abril corresponde à plenitude da primavera, estação muito valorizada nacionalmente. Esta é a época em que floresce o Sakura, as flores de cerejeira, um dos símbolos da cultura nipônica, que a entende como alegoria da potência, simplicidade e efemeridade da vida.
Com o desabrochar das flores, há um sentimento permanente de renovação por todo o arquipélago, que potencializa o novo ciclo iniciado em 1º de abril.
Um bom novo ciclo para todos nós! 🌸
Novidades
1º de Abril: Um Novo Ciclo
01.04.2020