Nesta primeira temporada, Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, recebem convidados para falar de forma inusitada sobre literatura japonesa moderna e contemporânea.
No último dia 12 de outubro, a Japan House São Paulo lançou seu podcast, que nesta primeira temporada aborda como tema a literatura japonesa moderna e contemporânea. Com episódios lançados quinzenalmente, as terças-feiras, o programa é apresentado por Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição, e por Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um.
A primeira temporada, com oito programas, propõe uma imersão completa no universo do livro abordado e de seu autor. Com o objetivo de extrapolar os limites da própria obra, os encontros sempre contarão com convidados de distintas atuações como tradutores, críticos literários, publicitários, arquitetos, músicos, professores de artes marciais, psicanalistas, entre outras. A ideia é trazer riqueza à conversa com pontos de vistas de diferentes áreas.
Na estreia, os ouvintes passearam pela narrativa de Haruki Murakami em “O assassinato do Comendador” com os convidados Madalena Cordaro, professora da pós-graduação em Poéticas Visuais na ECA-USP e artista plástica; Luara França, editora de Murakami desde 2012 no Grupo Companhia das Letras; Alice Sippert, psicanalista que estuda a escrita de Murakami; Zélia Duncan, cantora apaixonada por Murakami; Rita Kohl, tradutora dos dois volumes do "O Assassinato do Comendador"; e o professor Silva, do Instituto Niten de artes marciais.
“Na Japan House São Paulo, mantemos uma biblioteca com mais de 2 mil títulos para consulta gratuita, que inclusive conta com títulos raros e inéditos no Brasil. Por meio desta plataforma de áudio, buscamos expandir o alcance desses conteúdos, além de tornar a tópico ‘literatura japonesa’ menos denso. Assim, procuramos despertar o interesse para a leitura e, claro, para a cultura nipônica”, declara Natasha.
Ouça aqui os novos episódios
Ouça no seu tocador favorito:
O Japan House SP é uma produção da Rádio Novelo para a Japan House SP.
Apresentação: Natasha B. Geenen e Paulo Werneck
Direção e edição: Paula Scarpin
Produção e reportagem: Natália André
Produção musical: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Thiago Minoru
Coordenação digital: Kellen Moraes
Coordenação Japan House SP: Laura Braga
Gravado nos estúdios Trampolim e Family Mob
Para falar com a equipe: ola@jhsp.com.br