O dia 21 de junho marca o Geshi (夏至), solstício de verão. Essa data marca o dia mais longo do ano no Japão, e indica o início do Natsu (夏), o verão japonês.
De modo geral, o verão no Japão é marcado por altas temperaturas e constantes chuvas. O intenso calor unido à umidade provoca uma sensação de abafamento, sendo um período escaldante, bastante rigoroso para toda a população. Ao mesmo tempo, a vegetação encontra-se exuberante com folhas verdes e flores coloridas. As hortênsias (Ajisai 紫陽花) florescem nesta época, avisando a chegada da estação.
Típicas de países como o Japão e China, as hortênsias se popularizaram em países com clima temperado e subtropical, muito comuns também nas regiões sudeste e sul do Brasil. No arquipélago nipônico, em diferentes províncias, podem ser encontrados locais apropriados para a apreciação dessas plantas ornamentais, tidas como um dos símbolos que anunciam a chegada do verão. Elas possuem a interessante característica de variar de cor de acordo com a composição do solo em que são plantadas, sendo as mais comuns as azuis, plantadas em solo ácido, e as rosas, de solo alcalino.
Novidades
Natsu: O Verão no Japão
21.06.2020