Novidades

JAPAN HOUSE tem estande no 19º Festival do Japão

Vídeos institucionais, maquete e materiais arquitetônicos são apresentados


A JAPAN HOUSE São Paulo apresentará seu conceito e maquete aos visitantes do 19° Festival do Japão, realizado de 8 a 10 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. Em estande de 50 metros quadrados, na área central do pavilhão, mostrará informações sobre o projeto JAPAN HOUSE — o novo espaço de cultura, tecnologia e negócios japoneses a ser inaugurado em março de 2017, na Avenida Paulista — a um público estimado em 150 mil visitantes nos três dias do festival.


O estande da JAPAN HOUSE exibirá três vídeos sobre o projeto do novo espaço e amostras de materiais vindos do Japão para a ambientação de sua sede — a madeira hinoki e o papel artesanal washi. Mostrará ainda a maquete do edifício onde será instalada, no trecho inicial da Avenida Paulista, próximo à praça Oswaldo Cruz.


A maquete e os monitores de apresentação dos vídeos ficarão dentro de uma grande caixa, que será o elemento central do estande. Os visitantes olharão para dentro da caixa por meio de aberturas nas laterais. As amostras dos materiais especiais a serem usados na obra permanecerão expostas do lado de fora da caixa.  

 
Um dos vídeos apresentará o conceito da JAPAN HOUSE, um projeto global que será desenvolvido, numa primeira etapa, nas cidades de São Paulo, Los Angeles e Londres. Os demais serão documentários curtos sobre a produção do papel washi e o cultivo e a utilização do hinoki como elemento arquitetônico. Tanto um como o outro são muito presentes na tradição construtiva japonesa.     


Dois criadores japoneses de renome internacional são os responsáveis pela direção conceitual e pelo desenho arquitetônico do novo espaço: o designer Kenya Hara, produtor-geral da JAPAN HOUSE, e o arquiteto Kengo Kuma, autor do projeto de reforma e adaptação do edifício na Avenida Paulista. O curador Marcello Dantas é o diretor de Planejamento da JAPAN HOUSE São Paulo, responsável por desenvolver a programação de exposições e atividades da instituição.


A partir de sua abertura ao público, em março de 2017, a JAPAN HOUSE São Paulo promoverá, em seus três andares, exposições, palestras, seminários e workshops com o que há de mais expressivo nas artes, no design, na moda, na gastronomia e na tecnologia do Japão contemporâneo. Abrigará também restaurante dedicado à gastronomia japonesa, uma loja de produtos de alta qualidade produzidos no Japão e uma biblioteca anexa a um café. Vai dar atenção especial à criação de parcerias com universidades, escolas e instituições de ensino e pesquisa e oferecerá ao público brasileiro cursos do idioma japonês. Pretende ainda promover encontros de negócios para aproximar empresas e empreendedores do Brasil e do Japão.


Estima-se que o Festival do Japão, promovido pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN), vá atrair, na edição de 2016, um público diário de cerca de 50 mil pessoas. A JAPAN HOUSE São Paulo é um dos apoiadores oficiais do evento.

Informações para a imprensa:

Fernanda Araujo | + 55 11 3285-3734 | fernanda.araujo@jhsp.com.br

Mayumi Orimoto | + 55 11 3285-3734 |  97274-3161 | mayumi.orimoto@jhsp.com.br

 

Voltar ao topo