O Hinamatsuri, conhecido também como Dia das Meninas no Japão, é celebrado todos os anos no dia 03 de março. Nesta época, é comum que cada família monte seu altar de bonecas, consideradas o símbolo da celebração. A prática iniciou-se no período Edo (1603 - 1867) como forma de atrair saúde e boa fortuna às famílias.
Com a aproximação do mês de março, é comum ver nas casas japonesas uma plataforma que pode ter de um até sete andares, forrada com um pano vermelho. Esse altar abriga bonecas que representam a corte imperial japonesa no período Heian (794 - 1185). Peças essenciais são as duas bonecas no topo, que representam o casal imperial, com o imperador à esquerda da imperatriz, ambos vestidos com lindos kimonos.
Outros elementos podem ser encontrados, variando de acordo com o número de andares do altar e a região no Japão. Em geral, atrás do casal imperial, coloca-se uma espécie de biombo dourado, remetendo ao ambiente da antiga corte.
Também contribuem com a ambientação as lanternas tradicionais nas laterais, uma árvore laranjeira à esquerda e uma cerejeira à direita, que são espécies presentes no antigo Palácio Imperial de Kyoto.
Doces tradicionais da festividade também podem ser observados nesse altar, como kôhaku mochi (bolinho de arroz doce em formato redondo nas cores rosa e branco) e o hishimochi (bolinho de arroz japonês, com finas camadas nas cores rosa, branco e verde, cortados em formato de losango). Cada uma das cores desses doces traz um significado: o rosa expressa a felicidade, o verde, a saúde e o branco, a pureza.
Um outro elemento comum são dois vasos com flores embrulhadas com a técnica noshi, espécie de dobradura feita com papel washi, e amarradas com mizuhiki, laço típico utilizado em presentes japoneses.
Com o passar do anos, as bonecas foram sendo estilizadas, e hoje em dia, é comum ver até mesmo personagens famosos da cultura pop nos altares. O importante é seguir a tradição e, para garantir a boa sorte, desmontar o altar na noite do dia 03 de março, guardando-o para o próximo ano.