Novidades

Fūrin: Os Sinos de Vento

Durante o quente verão japonês é muito comum ouvir o tilintar de pequenos sinos pelas ruas de diversas regiões do país.

Durante o quente verão japonês é muito comum ouvir o tilintar de pequenos sinos pelas ruas de diversas regiões do país. Esse som vem do fūrin (風鈴), os chamados “sinos de vento”, que são pendurados nas janelas e portas e atuam como um anúncio da brisa que chega para ajudar a amenizar o forte calor típico da estação. Este tilintar acaba sendo um alento às pessoas na busca por se refrescarem. 

Conta a história que o fūrin tem origem chinesa e sua presença era comum em templos e locais sagrados. Ao se popularizar no Japão, passou-se a pendurá-los também nas portas e janelas das casas. Além de ser um objeto relacionado ao verão, seu uso também esteve associado à proteção, e é considerado uma ferramenta para afugentar maus espíritos, além de atrair felicidade e sorte.

Por todo o Japão, muitos artesãos ainda se dedicam a produzir estes sinos à sua maneira, utilizando diferentes materiais típicos de cada região do país, como o metal, o ferro, o vidro e o bambu. Além disso, a maioria dos sinos possui um papel pendurado em sua parte inferior, que pode vir com um poema ou dizeres de proteção.

Voltar ao topo