Essa é a última semana para conferir as exposições Espuma, do artista Kohei Nawa, e Satoyama, de Sergio Coimbra e Narisawa.
Kohei Nawa é um dos mais reconhecidos jovens artistas do Japão. Sua obra é marcada pela ampla pesquisa de materiais inovadores e uma obsessão estética: seu olhar sobre as estruturas moleculares, das quais toda a vida é feita.
O profundo interesse pela maneira como as coisas se organizam ou se desorganizam é a essência desse primeiro projeto monográfico de um artista contemporâneo na JAPAN HOUSE. Espuma, obra que está no térreo da casa, são pequenas bolhas ou células que, constantemente, se formam na superfície de um líquido similar a um sabão. Elas vão se acumulando para formar uma estrutura autônoma, cada bolha estando condicionada ao seu ciclo de nascimento e destruição, de forma similar à condição de nossas próprias células, que circulam, metabolizam e morrem. Caminhar por esse espaço é uma experiência similar a caminhar sobre nuvens, mas nuvens de matéria orgânica, como as estruturas de nosso interior.
No piso superior, a verdadeira gastronomia do Japão é o tema da exposição Satoyama, que mostra um trabalho concebido a quatro mãos entre dois importantes nomes da cena gastronômica mundial: o fotógrafo brasileiro Sergio Coimbra e o chef de cozinha japonês Yoshihiro Narisawa. A exposição marca também o pré-lançamento mundial do livro de mesmo nome, que chegará às livrarias em 2018.
A mostra exibe cerca de 80 fotografias, além de objetos e vídeos com curiosidades e relatos de personagens presentes na trajetória e nas criações do chef durante os três anos de processo em que ele e o fotógrafo Sergio Coimbra percorreram diferentes localidades no Japão para retratar a gastronomia local, definida por Narisawa como Satoyama Cuisine - ‘alimento para o corpo e a alma’.
--
SATOYAMA | Yoshihiro Narisawa e Sergio Coimbra + ESPUMA | Kohei Nawa
Data: até 12 de novembro
Local: JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Segundo andar
Novidades
ESPUMA + SATOYAMA (últimos dias)
31.10.2017