- Data
29.07.2017―10.09.2017
- Terça a sábado
10h às 22h
- Domingo e feriados
10h às 18h
- Preços
Entrada gratuita
Familiar e acessível, o papel é apresentado em criações inovadoras que despertam os sentidos, por meio de experiências múltiplas e sofisticadas de design e tecnologia. Com curadoria e direção de arte do designer Kenya Hara – responsável pelas diretrizes gerais para as três JAPAN HOUSE do mundo, a exposição tem a marca do minimalismo japonês e convida o espectador à observação detalhada de cada item, apreendendo o que não fica evidente ao primeiro olhar.
As criações resgatam e aprofundam o fascínio pelo papel ao evidenciar sua diversidade de texturas, cores, técnicas e aplicações do material. São itens sutis, delicados e leves, como o washi, papel japonês considerado um tesouro nacional do Japão, feito artesanalmente com técnicas tradicionais.
A exposição apresenta 27 criações que resgatam e aprofundam o fascínio pelo papel ao evidenciar sua diversidade de texturas, cores, técnicas e aplicações do material. A abordagem expositiva é dividida em quatro eixos: o primeiro eixo – SUBTLE | CRIAÇÃO – é dedicado às criações concebidas por profundos entendedores do potencial e particularidades do papel, que expressaram suas ideias de forma única e absolutamente sutil. Entre eles estão arquitetos, designers, artistas e diretores de arte e animação. O segundo – SUBTLE | COLEÇÃO – revela uma coleção com exemplos que convidam o visitante a percorrer as próprias experiências e memórias relacionadas ao material, como rendas de papel, dobraduras e envelopes.
O terceiro – PAPEL: UM RETRATO – trata-se de uma exibição do fotógrafo Yoshihiko Ueda que, por meio de seu olhar traduz a paixão japonesa pelo material, registrando-o sem nada além do jogo entre luz e sutis texturas e dobraduras dos papéis. E para finalizar – PAPÉIS ESPECIAIS – apresenta o contínuo desenvolvimento tecnológico do papel e as tendências do setor de papéis especiais no Japão, por meio de obras criadas pelo escritório de arquitetura noiz (renomada agência de design arquitetônico de Tóquio) que mostra um novo encanto por meio do NT RASHA e do BIOTOPE GA-FS, dois papéis especiais desenvolvidos pelo Takeo Paper.
O primeiro, NT RASHA | TOM DA GRAVIDADE é feito em NT RASHA – padrão de papel especial pioneiro no Japão, lançado em 1949, e produzido em 120 cores atualmente. O material se destaca pela textura clássica, pela suavidade e por ser o mais recomendado quando se quer enfatizar as qualidades mais básicas do material. Aqui, a noiz projetou uma peça com base na ideia de campo gravitacional, em que três cores (branco, preto e vermelho), posicionadas em picos, comunicam a visão de mundo NT RASHA, com gradações determinadas algoritmicamente.
O segundo, BIOTOPE GA - FS | O LIVRO DA LÍNGUA é um livro feito com papeis de fibras longas e robustas concebidos com inspiração na natureza, que apresenta um corte retangular no centro de cada página, deixando o lado adjacente à lombada sem corte. A técnica cria um efeito único, em que as páginas coloridas parecem saltar do espaço aberto do livro como se fosse uma língua e remetem também à ideia de diferentes camadas geológicas, combinando curvas e cores que juntas dão o tom distinto e sóbrio da peça.
Esta exposição foi exibida na emblemática feira Takeo Paper Show, evento dedicado ao universo do papel que ocorre no Japão, desde 1965. Fora do Japão, a exposição já passou por Taipé e Milão. A Subtle – sutilezas em papel é a primeira mostra itinerante da iniciativa JAPAN HOUSE, selecionada no Japão. Após a exibição em São Paulo, ela circulará por Londres e Los Angeles.
Subtle - sutilezas em papel
De 29 de julho a 10 de setembro
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Segundo andar
Horário de funcionamento:
Terça-feira a sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
--------------------------
TAKEO PAPER www.takeopapershow.com/en
Colaboração:
TORAFU ARCHITECTS torafu.com/
FUKUNAGA SHIKO / KAMI NO KOUSAKUJO www.kaminokousakujo.jp/