- Data
15.03.2022―20.03.2022
- Terça a sexta-feira
das 10h às 18h
- Sábados
das 9h às 19h
- Domingos e feriados
das 9h às 18h
- Custo
Entrada gratuita
Robótica, Tecnologia e Educação
Entre os dias 15 e 20 de março, a Japan House São Paulo promove a 'Roboto Lab', iniciativa inédita que apresenta o universo da robótica por meio de uma programação gratuita, envolvendo exposição, apresentação de sumô de robôs, oficinas e palestras com especialistas da área acadêmica e indústria brasileira e japonesa. O evento tem apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, JETRO, Instituto Mauá de Tecnologia, NEC, Mitsubishi Electric, Pilot e ZOOM Education for Life.
Roboto(ロボット) significa robô em japonês. A versão adaptada da pronúncia japonesa representa o espaço de introdução à robótica que acontece na Japan House São Paulo. Com uma expografia high tech que recria a atmosfera de laboratórios de engenharia e de tecnologia experimental, a 'Roboto Lab' oferece uma imersão completa no universo da robótica, uma vez que os visitantes podem interagir com um painel que traz um “Raio X” dos robôs, controlar as máquinas, assistir a demonstrações de braço mecânico e várias outras atividades.
A exposição dedicada ao tema apresenta a história e conceitos básicos da robótica, além de trazer um panorama das influências desses princípios na vida cotidiana.
Roboto Lab
Para complementar a programação, a Japan House São Paulo também apresenta quatro palestras com renomados especialistas e pesquisadores da robótica e tecnologia no Brasil e Japão em seu canal no YouTube.
Ciclo de Palestras
A primeira palestra, acontece no dia 15/março, com o tema “Competições robóticas e sua aplicação na sociedade”, com o Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, e o Prof. adjunto do Instituto de Tecnologia Nishinippon, Yasunori Takemura.
No dia 16/março, Jaime Perroti, especialista em Marketing na área de Automação Industrial da Mitsubishi Electric, o Prof. Fernando Madani, Coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, e o mediador Eric Klug, Presidente da JHSP (graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo - 1993), comentam sobre o uso de robôs dentro de um ambiente produtivo industrial.
Já no dia 17/março, a especialista em robótica japonesa, Shoko Takahashi, CEO da empresa Incubion, e o mediador Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, apresentam, na palestra "Robot Experience Design - Como conviver com robôs?", as práticas do dia a dia para a convivência entre homem e robô.
Encerrando o ciclo das palestras, em 18/março, sob o título 'Inovação e Tecnologia: Elos Brasil-Japão', Cristiano Blanez, diretor de Inovação na NEC no Brasil; Tatiana Nagamine, Analista Econômica nos programas de Inovação e Invest Japan da JETRO São Paulo, Antônio Makiyama, CEO da startup brasileira VIVAX, e o mediador Eric Klug, Presidente da JHSP (graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo - 1993), mostram como a inovação e a tecnologia têm criado pontes, inclusive comerciais, entre Brasil e Japão.
Ciclo de Apresentações, Oficinas e Atividades
Para as apresentações de Sumô de Robô, que acontecem nos dias 19 e 20 de março, a Japan House São Paulo recebe equipes universitárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Amazonas, com a coordenação técnica do Instituto Mauá de Tecnologia.
As atividades são realizadas em um Dohyo (espaço destinado às batalhas, criado especialmente para o térreo da instituição) com a participação do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Wolfbotz); Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Omegabotz); Instituto Mauá de Tecnologia (Kimauanisso Robotics Team); Instituto Nacional de Telecomunicações (Robot Bulls); Team Prodixy (Equipe de Robótica Sesi – AM); Universidade de São Paulo (ThundeRatz); Universidade Estadual de Campinas (Equipe Phoenix de Robótica da Unicamp); Universidade Federal do ABC (Equipes Tamandutech e Project Neon); Universidade Federal do Rio de Janeiro (Minervabots) e mais três grupos particulares, sem vínculo com universidades: RSM Robótica, Raiju e Equipe Paralela.
O primeiro andar da instituição serve como laboratório das equipes para preparação e ajustes técnicos dos robôs para a apresentação, sendo aberto para visitação aos interessados em entender mais sobre este processo.
Confira a programação completa
Para o Presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug, o evento representa um marco na história da instituição: “esta é a primeira vez que reunimos em um projeto elementos tão simbólicos e relevantes no Japão como a tecnologia, esporte e educação. Com a Roboto Lab, daremos maior visibilidade para o trabalho relacionado a robótica e tecnologia desenvolvido nas universidades brasileiras e empresas japonesas, bem como desejamos estimular as carreiras denominadas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths - Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”.
JHSP Acessível
Como parte do JHSP Acessível, iniciativa com o propósito de criar oportunidades equitativas para diversos públicos, algumas atividades da 'Roboto Lab' contam com recursos de libras e audiodescrição.
–
Serviço:
Ativação 'Roboto Lab'
Térreo
Período: de 15 a 20 de março de 2022
Custo: entrada gratuita
A exposição conta com Recursos de Acessibilidade
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, das 9h às 19h
Domingos e feriados, das 9h às 18h
A Japan House São Paulo permanece fechada às segundas-feiras, sem exceção, inclusive em feriados.