Workshop de shibori, com Tati Polo
*Retire sua senha 30 minutos antes e participe!
Inspirados na peça do estilista Yoshiki Hishinuma, apresentada na exposição Efeito Japão: moda em 15 atos, a Japan House São Paulo e a artista têxtil Tati Polo realizam um workshop sobre a técnica de tingimento têxtil japonesa, o Shibori.
Shiboru = torcer, apertar, pressionar
A palavra shibori vem do verbo em japonês ‘shiboru’, que significa torcer, apertar, pressionar. Essa é uma técnica secular, em que o tingimento é realizado por meio de amarrações, em que são utilizadas linhas, pedaços de madeira, que impedem a penetração de corantes no tecido, formando assim um padrão único - comumente conhecido como reserva no meio têxtil.
O participante pode aprender sobre a história do shibori, as diversas técnicas e padronagens e pode fazer o seu próprio shibori ao final do workshop.
–
Sobre Tati Polo:
É arquiteta e artista têxtil das cores naturais, brasileira nipo-boliviana radicada em São Paulo. Há mais de 25 anos investiga processos manuais de pintura, tingimento e estamparia manual, realizando inúmeros trabalhos. Desde muito jovem nutre interesse por conhecimentos que compreendam os seres e realizações de forma integrada, não fragmentada.
Sozinha ou em colaboração com artistas, designers, comunidades e instituições realiza atividades com o intuito de ampliação de saberes, pesquisas em torno de materiais e cores naturais brasileiras e exóticas, compartilhando e trocando processos em entendimentos que estejam alinhados com preservação, conscientização e construção de novos caminhos.
Foi uma das artistas integrante do Turn Project, projeto de cunho artístico-social idealizado pelo curador Katsuhiko Hibino. Para isso, aprendeu a arte do edo-tsumami no Japão e trabalhou com internos da Associação Kodomo no Sono para realização de exposição no período das Olimpíadas do Rio 2016. Em 2001 e 2002 foi aprendiz de kaga yuzen-zomê, pintura em kimonos, com o mestre Tsurumi Yasuji e seu filho Tsurumi Kunichika no Japão, onde pôde ampliar seus conhecimentos para outros saberes tradicionais têxteis, como o Shibori, kusaki zomê (tingimento natural) e o aizomê (azul índigo).
Com seu pai idealizou o Projeto Ai + zomê, Amor + tingimento, que tem por objetivo a intersecção dessas manifestações com outros saberes.
–
Serviço:
Workshop de shibori, com Tati Polo
Quando: quarta e quinta-feiras, 03, 04, 24 e 25 de julho de 2024
Horário: 10h30 e 14h30
Duração: aproximadamente 120 minutos
Onde: Japan House São Paulo Endereço: Av. Paulista, 52
Valor: gratuito
Classificação etária: por questões de segurança, não é permitida a participação de crianças nesta oficina. É permitida a participação a partir dos 12 anos, mediante a presença de um adulto acompanhante.
*As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade.