Workshop com Fabi Sakihara
*Retire sua senha 30 minutos antes e participe!
IInspirados nas exposições ‘Efeito Japão: moda em 15 atos’ e ‘Sutorīto fashion: moda das ruas’, a Japan House São Paulo e a designer de moda, artesã e educadora Fabi Sakihara, realizam um workshop sobre o bordado japonês sashiko.
Nesta atividade, o público pode conhecer um pouco sobre a origem do método e as padronagens mais comuns do sashiko. Ao final, os participantes podem colocar a mão na massa e fazer os seus primeiros pontos deste bordado.
Introdução ao bordado japonês Sashiko
O sashiko é uma técnica de bordado japonesa, criada no período Edo a partir de uma necessidade de remendar e tornar mais grossos tecidos de quimono desgastados, protegendo assim do rigoroso frio de inverno. Nessa época, os tecidos eram escassos e a técnica tinha como objetivo aumentar o uso deles pelo maior tempo possível, minimizando, assim, o desperdício.
A técnica dialoga com o conceito japonês do mottainai (o não desperdício), refletindo a consciência dos japoneses em utilizar ao máximo os recursos naturais e uma preocupação com a sustentabilidade. O bordado sashiko é caracterizado por pequenos pontos corridos, que formam lindos padrões de costura. Atualmente, é utilizado no artesanato e na moda.
–
Sobre Fabiana Sakihara:
Fabi Sakihara é designer de moda, artesã e educadora. Seu trabalho tem como característica fazer da arte têxtil uma forma leve e criativa de conexão emocional entre as pessoas. Criadora da Maipeesu - expressão japonesa que significa “pessoas que fazem as coisas no seu próprio ritmo” - valoriza o consumo consciente e movimento slow em seus processos criativos e produtivos. Amplia o Sashiko para além da tradição, com práticas afetivas que unem técnica, ancestralidade, criatividade, sustentabilidade, estética e representatividade.
–
Mais informações:
Workshop // Introdução ao bordado japonês Sashiko, com Fabi Sakihara
Quando: sábados, 07 e 21 de setembro de 2024
Horário: 11h e 15h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Onde: Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52
Valor: gratuito
Classificação etária: a oficina envolve o manuseio de agulhas. Por questões de segurança, somente crianças a partir de 12 anos, mediante a presença de um adulto acompanhante, podem participar.
*As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade.