Comemoração do aniversário da Avenida Paulista JHSP no Sesc Av. Paulista
Para celebrar o aniversário da mais icônica avenida de São Paulo, no dia 08 de dezembro, as instituições culturais da Av. Paulista fazem um intercâmbio de atividades. A experiência proposta pelo MASP envolve uma oficina de máscaras de papel, com o designer gráfico Gustavo Inafuku, para refletir sobre os estereótipos nas vivências individuais.
Histórias da diversidade LGBTQIA+
Ao relacionar o ciclo curatorial de 2024 do MASP, Histórias da Diversidade LGBTQIA+, com proposta de diálogo e intercâmbio da Paulista Cultural, o artista convidado faz menção à obra ‘Confissões de uma máscara’, romance com elementos autobiográficos de Yukio Mishima, pseudônimo do autor japonês Kimitake Hiraoka, que traz um personagem que descobre e explora a sua sexualidade.
Como no romance, indivíduos de grupos minoritários ainda hoje precisam moldar suas personalidades e comportamentos para barganhar aceitação social. Dessa forma, a oficina propõe às pessoas participantes a realização de intervenções gráficas sobre máscaras de papel, refletindo sobre os estereótipos nas vivências de cada um. Para criar e circular mensagens com impacto visual, são utilizados recursos da gráfica de guerrilha, como stencil e colagem.
Sobre Gustavo Inafuku:
Designer gráfico há mais de dez anos, Inafuku atua também como ilustrador e quadrinista. Passou pela faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo, quando começou a usar o desenho e a pintura como ferramentas para se conectar com a própria identidade. Em sua trajetória, colaborou na produção de materiais diversos para manifestações políticas e culturais, além de participar de feiras de publicações independentes e desenvolver trabalhos para clientes corporativos.
--
Mais informações:
Paulista Cultural // Máscaras-manifesto: ocultar e revelar, por MASP na JHSP
Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 | Bela Vista
Quando: domingo, 08 de dezembro de 2024
Horário: 11h e 15h
Duração: aproximadamente 120 minutos
Classificação etária: a partir de 15 anos.
Valor: gratuito, sujeito a lotação do espaço.
Acessibilidade: o evento conta com Libras como recurso acessível.