Evento

Paulista Cultural 2019

Compartilhe

Sucesso de público em 2018, as sete grandes instituições culturais localizadas na avenida mais conhecida da cidade se unem novamente para oferecer um domingo inteiro de atividades gratuitas.

A iniciativa pioneira organizada pela Japan House São PauloCasa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú CulturalMASP e agora Sesc Avenida Paulista, que se junta à equipe nesta edição, engloba atividades voltadas ao teatro, à música, às artes visuais, à dança, à literatura, à fotografia e à gastronomia, além do cinema.

Entre 10h e 22h, cada uma das sete instituições preparou uma programação especial para receber o público, além de abrigar atividades de outra. A ideia é proporcionar uma imersão cultural ao longo de toda a avenida, que estará aberta para pedestres, permitindo que cada pessoa possa montar seu próprio roteiro e ter a oportunidade de conhecer novos endereços, além de se surpreender nos espaços já conhecidos. O Itaú, apoiador do Paulista Cultural, irá disponibilizar suas bikes com gratuidade no dia do evento, em parceria com a Tembici.

Nesta edição, Centro Cultural São PauloCidade MatarazzoBlooksMuseu do FutebolCine Reserva Cultural Blue Note juntam-se às instituições parceiras do ano passado – CINEARTE Conjunto NacionalEspaço Cultural Conjunto NacionalEspaço Itaú de CinemaInstituto CervantesLivraria CulturaPaulista Viva Teatro Gazeta. Todos os apoiadores também preparam uma programação especial para o evento.


INTERCÂMBIOS


Centro Cultural Fiesp recebe Japan House São Paulo


Japan House São Paulo em parceria com a Fundação Japão, leva para o Centro Cultural Fiesp uma mostra de animes, as famosas animações japonesas. Serão exibidos Guerra de Verão A Garota que Saltou no Tempo, do aclamado diretor Mamoru Hosoda, às 14h e às 11h, respectivamente.

Para fechar as atividades, a última sessão do dia exibirá o filme 5 Centímetros por segundoàs 19h, do diretor Makoto Shinkai. As sessões serão realizadas na sala do educativo.

Grátis | Guerra de Verão: 11h (114 min.) | A Garota que Saltou no Tempo: 14h (99 min.) | 5 Centímetros por Segundo: 19h (63 min.) | Capacidade: 30 pessoas por sessão | Classificação indicativa: livre | Reservas de ingressos pelo site www.centroculturalfiesp.com.br.
*Os remanescentes serão distribuídos 30 minutos antes na bilheteria

 

Casa das Rosas recebe Centro Cultural Fiesp


A musicista Giovanna Puerto Carlin conduz uma oficina de criação de instrumentos musicais na Casa das Rosas, às 11h30, que expande as ideias da exposição Solfejo, do artista Felippe Moraes, em cartaz no Centro Cultural Fiesp. A ação é voltada para crianças de 3 a 6 anos de idade, que poderão mergulhar na experimentação multissensorial através dos trabalhos manuais.

Grátis | Duração: 60 minutos | Capacidade: 20 pessoas | Classificação indicativa: 3 a 6 anos | Não é necessária inscrição prévia

Sesc Avenida Paulista recebe Casa das Rosas


Casa das Rosas leva o coletivo Desde que o Samba é Sampa para o Sesc Avenida Paulistaàs 13h. A apresentação musical Roda Samba Escritos é fruto do encontro dos autores da coleção homônima, lançada em 2018. Durante o sarau, haverá uma intervenção musical da roda de samba Massembas de Ialodês, encabeçada pela cantora Luana Bayô.

Grátis | Duração: 90 minutos | Capacidade: 80 pessoas | Classificação indicativa: livre | Não é necessária inscrição prévia
 

Instituto Moreira Salles recebe Sesc Avenida Paulista


Sesc Avenida Paulista propõe às 10h30 uma improvisação de dança em diagonal com a participação do público no Instituto Moreira Salles, o JAMZZ. Inspirada no Jazz Dance, a atividade convida todos os participantes para uma experiência estética e performativa vintage. A jam é alimentada principalmente por hits musicais dos anos 1980 e 1990.

Grátis | Duração: 1h | Capacidade: 30 pessoas | Classificação indicativa: livre | Não é necessária inscrição prévia


MASP recebe Instituto Moreira Salles


O objetivo da oficina do IMS, realizada no vão livre do MASP, das 11h às 17h, é construir uma câmera escura itinerante, a luna córnea, para criar condições de diálogo sobre a produção de imagens e fomentar a pesquisa sobre suas relações com a paisagem e a memória na sociedade. Luna córnea é uma grande câmera escura desmontável desenvolvida a partir de uma lente com profundidade de foco variável. Dentro destes limites ópticos e físicos, ela permite a simultaneidade dos corpos dentro da máquina, interferindo, isolando e manipulando a luz. Além de ser capaz de demonstrar os princípios formadores das imagens, é capaz de reproduzi-los em escala natural.

Grátis | Duração: 30 min cada oficina | Capacidade: 12 pessoas por oficina e, nos intervalos, livre para o público geral | Classificação indicativa: livre | As inscrições para as oficinas (às 12h, 13h, 14h, 15 e 14h) serão feitas na hora


Itaú Cultural recebe MASP


Criado para garantir uma vaga feminina no Campeonato Brasileiro de Poesia Falada (Slam BR), o grupo Slam das Minas é a atração que o MASP leva até o Itaú Cultural neste ano. A apresentação, que dialoga com o eixo temático ao qual o MASP se dedica em 2019, “Histórias das mulheres, histórias feministas”, reúne poetas mulheres que expressam a luta contra o machismo, o racismo e a homofobia diariamente.

Slam das Minas (Itaú Cultural – 17h) | Grátis | Duração: 180 min. (2h30 de slam e no final um pocketshow de 30 min.) | Capacidade: 100 pessoas | Classificação indicativa: livre | Ingressos distribuídos uma hora antes do evento | Com interpretação em Libras


Japan House São Paulo recebe Itaú Cultural


Itaú Cultural leva até a Japan House São Paulo seu tradicional circuito de debates Brechas Urbanas, para falar da relação de interdependência entre os espaços culturais e a cidade. O evento, que terá co-curadoria da Japan House São Paulo, conta com a participação do arquiteto brasileiro Guilherme Wisnik e do japonês Hiroshi Sambuichi. Ganhador do prêmio The Daylight Award (2018), entre outros, Sambuichi visita o Brasil pela primeira vez para participar desta edição especial do Brechas Urbanas.

Outra atividade que o Itaú Cultural leva para a Japan House São Paulo são as bicicletas personalizadas como miniteatros dos Ciclistas Bonequeiros. As apresentações acontecem várias vezes ao longo do dia e duram cerca de 3 minutos cada. Serão contadas três histórias, que aproximam o espectador do universo circense. Em O Circo de Pulgas os manipuladores de bonecos dão vida a uma trupe de pulgas malabaristas, equilibristas e saltadoras; já O Camarim do Palhaço mostra quem é essa figura antes de entrar em cena, e Quando a Cidade Recebe o Circo fala da atmosfera da cidade com a chegada do circo.

Brechas Urbanas – A Vida Arquitetônica da Cultura (JAPAN HOUSE São Paulo – 16h30 às 18h30) | Grátis | Duração: 120 min. | Classificação indicativa: livre | Ingressos distribuídos uma hora antes do evento na recepção da Japan House São Paulo | Com interpretação em Libras

Ciclistas Bonequeiros (JAPAN HOUSE São Paulo – 14h às 15h30 e 16h às 17h30) |
Grátis | Duração: 3 min. cada história - das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30 |Capacidade: indeterminada (realizada ao ar livre) | Classificação indicativa: livre

 

DENTRO DE CASA


Além dos intercâmbios, cada uma das entidades também preparou atrações especiais para o dia 28 de abril em seus próprios endereços.


Japan House São Paulo


Entre os destaques da programação para a Paulista Cultural, vamos oferecer, às 11h, uma oficina de Oniguiriclássico bolinho de arroz que é parte da cultura gastronômica japonesa, com a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê. Em seguida, teremos uma palestra sobre a inovação no design japonês, às 14h, com a especialista Adélia Borges. Na área externa, durante todo o dia, haverá a venda de sorvetes de sabores tradicionais nipônicos como o yuzumatchá e caramelo de missô. Exclusivamente para o Paulista Cultural, a chef Marcia Garbin, da Gelato Boutique, apresentará ainda um sabor exclusivo batizado em nossa homenagem.

Casa das Rosas


Para a Paulista Cultural 2019, a Casa das Rosas fez um programa baseado em suas duas características mais marcantes: o patrimônio histórico e arquitetônico e sua atuação campo da literatura. Destaque para a oficina Ocupando o Quintal: Tarde de Jogos, realizada às 14h. Nela os participantes poderão conhecer mais sobre a Casa das Rosas e as histórias que compõem a memória deste espaço, a partir de jogos como o Jogo da MemóriaDe Mapa na Mão Dominó de Palavras. Além disso, a tradicional Feira de Livros terá 20% de desconto em todos os títulos durante o evento.
 

Centro Cultural Fiesp


Além dos espetáculos teatrais As Cangaceiras - Guerreiras do Sertão e Tatá – O Travesseiro, e das exposições Leonilson: arquivo e memória vivos (na Galeria de Arte), Estado da Natureza (na Galeria de Fotos) e Solfejo (no Espaço de Exposições), o Centro Cultural Fiesp coloca o público da avenida para dançar com o show do guitarrista paraense Félix Robatto, em homenagem às origens da Lambada, a partir das 16h. Uma animação simbolizando a união entre os organizadores da Paulista Cultural também toma conta da Galeria de Arte Digital, na fachada prédio, no final de semana do evento. Toda programação em cartaz é gratuita.

Instituto Moreira Salles


O IMS Paulista terá este ano uma programação variada durante todo o dia com oficina, caminhada fotográfica, sorteio de livros, apresentação musical de Bumba-meu-boi com o grupo Cupuaçu e exibição da cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda por Nelson Pereira dos Santos. Além disso estarão abertas para visitação três exposições dedicadas aos fotógrafos Marc FerrezLetizia Battaglia Sergio Larrain, estas duas últimas recém-inauguradas.


Itaú Cultural


A programação da entidade terá desde show em homenagem ao músico inglês Nick Drake, na voz dos cantores Gui Amabis Blubell, e a Ocupação Gregori Warchavchik, em homenagem ao arquiteto que construiu a primeira casa Modernista em São Paulo, até contação de histórias e espetáculos teatrais (Do Barro de Manoel, do grupo Teatro de Senhoritas, e Caminho da Roça, com Cia. As meninas do Conto). Todas as atividades são gratuitas e com interpretação em Libras.
 

MASP


No dia da Paulista Cultural, o MASP oferece entrada gratuita a todos os visitantes, além de oficinas e shows gratuitos em seu vão livre. As atividades propostas dialogam com o eixo temático ao qual o MASP em 2019, “Histórias das mulheres, histórias feministas”. O objetivo é apresentar diferentes trabalhos protagonizados por mulheres. Destaque para a oficina do coletivo Feminicidade, em que os participantes vão trabalhar em cartazes ao estilo lambe-lambe como ferramenta de expressão, às 15h e às 17h.

Sesc Avenida Paulista


Entre as ações programadas para a Paulista Cultural, o Sesc Avenida Paulista traz como destaque o Bloco Afro Ilú Obá de Min, grupo feminino que apresenta cantos em Yorubá e danças da cultura popular. Outra atração é o espetáculo Quem vem de longe, da Cia. As Graças, em que três mulheres carregam um monte de sapatos para criar um mapa povoado por seres que foram deslocados de sua terra natal. O espaço também terá aulas abertas de Pilates, Yoga, Reflexologia e Maratona de Ritmos. A intervenção Que Lugar é Esse? traz a proposta de conexão entre áreas verdes e espaço urbano utilizando óculos de realidade virtual.

Para mais informações sobre a programação, curta a fanpage do evento @paulistaculturaloficial ou siga no Instagram @paulistacultural.oficial.

Voltar ao topo