Para além do título de cartão-postal e principal eixo econômico de São Paulo, a Avenida Paulista reafirma sua vocação como um dos principais corredores de cultura da cidade no domingo, 11 de março. Seis grandes instituições culturais sediadas na avenida se unem pela primeira vez para oferecer um dia inteiro de atividades gratuitas voltadas ao teatro, à música, às artes plásticas e visuais, à dança, à literatura, à fotografia e à botânica, além de cinema, que terá preços promocionais.
Inspirada no “Museum Mile”, que anualmente congrega os museus da 5ª Avenida, em Nova York, a primeira edição da Paulista Cultural promove o intercâmbio e uma parceria inédita entre os principais espaços culturais da avenida: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, JAPAN HOUSE São Paulo e MASP. Além de estimular a visitação, a iniciativa oferece ao público a possibilidade de construir o seu próprio roteiro cultural.
Outras nove instituições também se unem para dar apoio à iniciativa: Sesc Avenida Paulista, futuro morador do endereço, CINEARTE-Conjunto Nacional, Cine Caixa Belas Artes, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Fnac Brasil, Mirante 9 de julho e Teatro Gazeta.
DENTRO DE CASA
Cada uma das 14 entidades envolvidas preparou atrações especiais para o dia 11 de março em suas próprias sedes. Confira mais detalhes sobre a programação em cartaz no Facebook da Paulista Cultural: facebook.com/paulistacultural2018 e no Instagram @paulistacultural2018.
JAPAN HOUSE São Paulo
O espaço oferece diversas atividades especiais para a Paulista Cultural, como exposição, workshop e teatro infantil. Entre os destaques da programação, a JAPAN HOUSE São Paulo recebe um dos grandes nomes da arte japonesa do pós-guerra, o artista contemporâneo Takesada Matsutani, que realizará duas atividades voltadas para crianças, a partir das 13h, no espaço cultural nipônico. Na ocasião, também estarão expostas duas obras e a evolução de uma outra performance realizada pelo artista.
10h às 18h – Venda de Kakigori (Sotodoma)
Kakigōri é uma sobremesa originária do Japão feita de gelo raspado flavorizado com diferentes sabores, xarope de groselha e leite condensado Aproveitando a ocasião para difundir a sobremesa japonesa pouco conhecida do grande público, o Ikoi no Sono (casa de repousos para idosos, principalmente de descendentes japoneses), foi convidado para realizar a venda de Kakigori ao longo do dia no Sotodoma, área externa da JAPAN HOUSE São Paulo. A iguaria será vendida a R$5,00 e a receita arrecada será revertida para auxiliar na manutenção da casa de repouso.
11h – Workshop de Furoshiki
A oficina ‘Furoshiki: a arte milenar japonesa de envolver objetos com tecidos’, comandada por Sandra Fukada, abordará a história e técnica japonesa de amarração com tecidos quadrados. Furoshiki vem de Furo (banho) e Shiki (estender/abrir um tecido) e o uso dele se intensificou no período Edo, em que as pessoas acondicionavam seus pertences em tecidos amarrados com nós, enquanto se banhavam nos Sentôs (banheiros públicos). Hoje, o uso comum no dia a dia são as amarrações para transporte dos obentôs (marmitas), embalagens, ecobags e para presentear.
Atividade gratuita | Classificação indicativa: livre | Ingressos: Retirada 1 hora antes, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo | Para a oficina, serão fornecidos tecidos para uso exclusivo apenas em sala de aula
13h - Atividade infantil Ponto de Contato com o artista Takesada Matsutani
Nesta atividade, as crianças interagirão com o artista e os materiais (tinta, bastão de madeira, tecido de algodão) que ficarão no chão.
Atividade gratuita | Duração: 15 minutos | Classificação indicativa: 6 a 12 anos | Retirada de senha, às 12h, no dia 11/03, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo
13h30 - Atividade infantil Desenhos com o artista Takesada Matsutani
Na atividade Desenhos, as crianças serão convidadas a, juntamente com o artista, desenhar em um papel. Ao final, está peça será agregada a exposição do artista na JAPAN HOUSE São Paulo.
Atividade gratuita | Duração: 40 minutos | Classificação indicativa: 6 a 12 anos | Retirada de senha, às 12h, no dia 11/03, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo
15h30 – Kamishibai (Sotodominha ou Sala de Seminário)
A apresentação mostra a técnica do Kamishibai – junção das palavras japonesas shibai (teatro) kami (papel) – na contação de histórias. Os contos infantis O Cozinheiro e Chapéus para os Jizos serão apresentados dentro de um palco de madeira, tendo suas passagens ilustradas por meio de desenhos feitos em cartões sequenciais.
Atividade gratuita | | Classificação indicativa: livre | Ingressos: Retirada 1 hora antes, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo
INTERCÂMBIOS
A partir das 10h, cada uma das seis instituições, além da programação em cartaz, abrigará atividades de outra, visando proporcionar aos visitantes uma imersão cultural ao longo de quase 3km de asfalto, aberto ao livre trânsito dos pedestres aos domingos. A ideia é que cada pessoa possa montar seu próprio circuito e encontrar, nos locais que já costuma frequentar, um pouco do que os demais têm a oferecer.
As interações confirmadas para essa primeira edição da Paulista Cultural são: Casa das Rosas recebe o Instituto Moreira Salles; Instituto Moreira Salles recepciona o Centro Cultural Fiesp; Centro Cultural Fiesp abriga a JAPAN HOUSE São Paulo; Itaú Cultural acolhe o MASP; MASP hospeda a JAPAN HOUSE São Paulo; JAPAN HOUSE São Paulo atende a Casa das Rosas.
Sericleta (Casa das Rosas | 14h às 18h)
O Instituto Moreira Salles leva para a Casa das Rosas a “Sericleta”, uma unidade móvel de impressão em serigrafia, idealizada especialmente para a produção de materiais gráficos. O público é convidado a participar da ação como observador, interlocutor e impressor das peças gráficas, experimentando da mágica da impressão manual.
Atividade gratuita | Capacidade: indeterminada
Kamishibai (Centro Cultural Fiesp | 11h30)
Localizado ao lado de um jardim projetado por Roberto Burle Marx, o Espaço Café do Centro Cultural Fiesp recebe a apresentação de contos japoneses da JAPAN HOUSE São Paulo. Mais do que contar a história, a técnica do Kamishibai – junção das palavras japonesas shibai (teatro) kami (papel) – ilustra suas passagens por meio de desenhos feitos em cartões sequenciais. Os contos O Cozinheiro e Chapéus para os Jizos serão apresentados dentro de um palco de madeira, como manda a tradição.
Atividade gratuita | Duração: 30 minutos | Capacidade: indeterminada
Oficina Autodesretratos - Processo criativo da construção da imagem (Instituto Moreira Salles | 15h às 17h30)
A oficina ministrada pelo artista Rafael Silveira, responsável pela mostra Circonjecturas – em Cartaz no Centro Cultural Fiesp –, convida os participantes a fazer um autorretrato diferente, ao estilo do artista. Para o “autodesretrato”, cada pessoa é fotografada no início da oficina e depois constrói sua obra a partir de um acervo de imagens disponíveis para recorte e colagem. Como resultado, surgem retratos sem semblante, que revelam a intimidade da mente de cada participante.
Atividade gratuita | Duração: 150 minutos | Capacidade: 15 pessoas | Distribuição de senhas a partir das 14h30.
Yuzo Akahori e Yoohey Kaito (Instituto Moreira Salles | 11h)
No térreo do IMS, onde habitualmente ocorrem apresentações de música brasileira, a JAPAN HOUSE São Paulo será representada pelo duo contemporâneo de Shamisen e Taiko, executado pelos músicos Yuzo Akahori e Yoohey Kaito, em uma programação paralela. Os músicos nipodescendentes aprenderam a tocar esses instrumentos tipicamente japoneses no Brasil e aprimoraram sua técnica em diversas expedições ao Japão.
Atividade gratuita | Duração: 40 minutos | Capacidade: 150 pessoas | Distribuição de senha (1 por pessoa) 30 minutos antes.
Aulão de Batekoo no Itaú Cultural (Itaú Cultural | 14h, 15h e 16h)
O Aulão da Batekoo é uma ação do MASP, que nasceu para incentivar as pessoas a explorarem suas habilidades corporais por meio da dança. No Itaú Cultural, os professores trabalharão com movimentos de danças pertencentes aos ritmos do Passinho, Dancehall, Afrohouse & Kuduro, Funk e Twerk. As atividades serão realizadas em três turmas: começam com a de aquecimento e na sequência são oferecidas as aulas específicas de Dancehall, com a Queen Fabi Silva, e Afrohouse/Kuduro, com a Angolana-Carioca Gabi Ziriguidum. Haverá interpretação em Libras.
Atividade gratuita | Duração: 45 minutos por aula | Capacidade: 40 pessoas por aula | Ingressos: pré- inscrições presenciais para as três turmas a partir das 13h30 [as inscrições ficarão disponíveis até lotação das vagas].
Polvos Poéticos (JAPAN HOUSE São Paulo | 16h)
A Casa das Rosas realiza na JAPAN HOUSE São Paulo uma atividade inspirada na antiga brincadeira do telefone sem fio, Os Polvos Poéticos. Como uma forma divertida e encantadora de chamar a atenção, três ou quatro atores do Grupo Sensus declamam Haikais japoneses através de conduítes, para serem ouvidas por seis pessoas simultaneamente.Os Haikais apresentados são pequenos poemas traduzidos por Haroldo de Campos e Guilherme de Almeida. A atividade acontece na área externa e nos três pisos da JAPAN HOUSE São Paulo.
Atividade gratuita | Capacidade: indeterminada Workshop de Furoshiki (MASP | 14h e 15h)
O MASP se rende à técnica tradicional de embrulho do Furoshiki, muito utilizada para embalar presentes e transportar objetos. A origem do nome – “Furo” (banho) e “shiki” (abrir) – remonta ao período Edo, quando era comum o uso do furoshiki para guardar as roupas enquanto se banhavam nos banhos públicos, conhecidos como Sento. A atividade é um intercâmbio com a JAPAN HOUSE São Paulo.
Atividade gratuita | Duração: 45 minutos | Capacidade: 16 pessoas por sessão | Ingressos: Inscrição 1 hora antes, na recepção do MASP
Evento
PAULISTA CULTURAL
11.03.2018