Ramen = slow ou fast food?
O ramen, muitas vezes, é considerado um fast food da culinária japonesa, já que o prato é finalizado em poucos minutos e pode ser consumido rapidamente. No entanto, seu preparo conta com uma escolha atenta dos ingredientes e seu caldo demanda horas de preparo. Sendo assim, seria o ramen um exemplo de slow food?
Este bate-papo, conduzido pela chef Telma Shiraishi, conta com a participação de representantes do Momo Lamen e Misoya, do produtor cultural Jo Takahashi e de Dekidin, influencer e co-fundador do GoHanGo, para abordar o ramen por meio desta e de outras novas perspectivas.
Evento híbrido:
Participe presencial ou virtualmente
A palestra é gratuita e acontece na Japan House São Paulo com transmissão ao vivo pelo YouTube. As senhas para participar presencialmente ficam disponíveis para retirada na recepção 60 minutos antes do evento. As vagas são limitadas.
Para participar virtualmente, basta acessar a transmissão no YouTube no link de acesso indicado abaixo.
Acompanhe online
O evento conta com Libras e legenda como recurso de acessibilidade.
--
Sobre os participantes:
Telma Shiraishi | Aizomê
Nascida em São Paulo, mas criada no interior, Telma Shiraishi é chef de um dos melhores e mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo (e do Brasil), o Aizomê. Além disso, é Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil e também está à frente dos jantares e banquetes do Consulado do Japão em São Paulo. Em 2022, foi eleita Melhor Profissional de Cozinha Japonesa no prêmio Melhores do Ano, da revista Prazeres da Mesa.
Elisabete Miyako Itani | Momo Lamen
Elisabete Miyako Itani é assistente de importação do grupo Marukai, da qual a Momo Lamen faz parte. O restaurante, localizado no bairro da Liberdade (São Paulo), se destaca por possuir em seu menu 18 variedades de ramen, com massas de fabricação própria e caldos produzidos diariamente.
Márcio Koji Ikawa | Misoya
Márcio Koji Ikawa é neto de japoneses, natural do Rio de Janeiro. Trabalhou cerca de 20 anos no Japão, onde teve a oportunidade de conhecer restaurantes e pratos locais. Apaixonado pela gastronomia japonesa, é um fanático por ramen, e em 2014 conheceu por indicação de amigos a rede de restaurantes Misoya, especializada em missô ramen. Sua paixão pelo prato da rede foi tanta que entrou em contato com o fundador da Misoya e após muitas negociações, conseguiu obter uma autorização para trazer o restaurante para o Brasil. Márcio abandonou sua carreira em uma multinacional para se especializar no prato em algumas unidades do Misoya no Japão e retorna ao Brasil em 2019. O Misoya foi fundado em 2021, na região da Consolação.
Dekidin | GoHanGo
Uchinanchu - ou seja, possui ascendência Okinawana, uma das ilhas do Japão. É formado em Design Gráfico, mas sua paixão mesmo é a gastronomia, área em que se dedica desde 2015 quando trabalhou em grandes restaurantes de culinária asiática em São Paulo. Co-fundador do GoHanGo (canal de culinária asiática), é um grande apreciador de boas companhias, conversas agradáveis e comida boa! Aliás, o prato favorito dele é o Ramen!
Jo Takahashi | Jojoscope
Produtor cultural e escritor. Trabalhou na Japan Foundation por 30 anos, onde foi diretor de projetos em arte e cultura. Em 2012 estabelece a sua própria produtora, passando a atuar não só nas áreas de arte e cultura, mas também em gastronomia. Sua extensão, Jojoscope, é um portal de conteúdos que transita entre a cultura erudita e contemporânea. Dentre as suas diversas publicações destacam-se “A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike” e “Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses”, ambos pela Editora Melhoramentos, com os quais conquistou o prêmio de segundo melhor livro de gastronomia japonesa do mundo, pela Gourmand World Cookbook Award. Recentemente lançou o livro “Rámen/Lámen” pela editora JBC, que desvenda os mistérios e os encantos do prato mais amado do Japão.
--
Serviço:
Um outro olhar para o Ramen
Quando: quinta-feira, 12 de janeiro de 2023
Horário: 18h30
Duração: aproximadamente 60 minutos
Classificação etária: livre
Valor: gratuito
*O evento conta com Libras e legenda como recursos de acessibilidade.
Participação presencial:
Onde: Japan House São Paulo | Av. Paulista, 52
Mecânica de participação: as senhas para participar presencialmente ficam disponíveis para retirada na recepção 60 minutos antes do evento. As vagas são limitadas.
Participação virtual:
Onde: YouTube da JHSP