O palestrante Masato Ninomiya falará sobre o papel constitucional do Imperador e da Imperatriz como símbolos do povo japonês, além do esforço que eles vêm fazendo nos últimos anos para marcar presença junto à população japonesa, procurando remover a distância que existia na era anterior, quando o Imperador Showa era considerado um ser divino.
Impressiona o volume normal de suas atividades cotidianas previstas na lei, mas quando ocorrem desastres como terremotos, tsunamis, tufões, etc., o casal corre para consolar as vítimas. Outra de suas preocupações são as visitas aos locais de sangrentas batalhas durante a Segunda Guerra Mundial, como Okinawa, Saipan, Iwojima, Pelileu e muitos outros, onde oferecem flores às vítimas de ambas as partes e fazem preces desejando a paz. Percebe-se que o gesto é verdadeiro, sincero e vem impressionando a todos que os acompanham.
Realização: Consulado Geral do Japão em São Paulo e Japan House São Paulo
SOBRE MASATO NINOMIYA
É Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP, advogado, tradutor e intérprete. Bacharel em Direito e Letras pela USP, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de Tóquio. Professor visitante em diversas universidades japonesas. Conselheiro da JICA, JSPS e ASHINAGA.
--
Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52
Quando: 9 de maio de 2019
Horário: das 19h às 20h30
Classificação etária: livre
Mecânica de participação: retirada de senhas 1 hora antes na recepção
Evento
Palestra // Imperador, o Símbolo do Povo Japonês
09.05.2019