Palestra // Explorando o universo da moda nas províncias japonesas | pt. 2
Dando continuidade à parte 1 da palestra "Explorando o universo da moda nas províncias japonesas" e como atividade complementar às exposições Efeito Japão: moda em 15 atos e Sutorīto Fashion: Moda das ruas, a Japan House São Paulo oferece ao participante um olhar detalhado à história da moda das províncias de Okinawa e Ibaraki.
Com a participação virtual de Toma Chinen, diretor da Chinen Bingata Laboratory, e Takeshi Inohara, membro da Associação de Turismo e Produtos de Ibaraki e vice-presidente do Comitê Executivo da Exposição de Artesanato Tradicional da Província de Ibaraki, e presencial da Gestora cultural e pesquisadora, Silvia Sasaoka, a palestra viaja entre a história e tradição dessas duas províncias, oferecendo aos participantes um olhar mais aprofundado sobre as técnicas artesanais locais.
O encontro destaca a história e origem da técnica de tingimento da Bingata e as particularidades e métodos utilizados. Além disso, a palestra traz a história e a origem do Geta (下駄), o tradicional tamanco japonês, destacando modos e as características artesanais, como também a filosofia por trás dessa técnica local.
* Os participantes presenciais terão a oportunidade de conferir de perto produtos artesanais exclusivos vindos diretamente das Províncias de Okinawa e Ibaraki.
Palestra híbrida: participe presencial ou virtualmente
A palestra, que é gratuita e acontece na Japan House São Paulo, conta com transmissão ao vivo em português e possui Libras como recurso de acessibilidade.
Para participar presencialmente, é necessário retirar uma senha na recepção 90 minutos antes do início da atividade, uma vez que as vagas são limitadas. Para acompanhar remotamente, basta acessar o link de transmissão no YouTube.
Sobre os participantes:
Toma Chinen
Toma Chinen é o diretor do Chinen Bingata Laboratory, um dos três estúdios de bingata mais antigos de Okinawa, que produz principalmente KIMONO e OBI. Com uma tradição familiar desde a época em que o bingata foi produzido sob o patrocínio da dinastia Ryukyu.
Especialista em técnicas tradicionais de tingimento, Chinen domina métodos como o Oborogata, uma técnica em camadas e o Ryomengata, uma técnica de tingimento de ambos os lados de um tecido, além de liderar colaborações interindustriais desde que assumiu a direção do estúdio em 2017.
*Chinen Bingata Laboratory faz parte da Ryukyu Bingata Preservation and Expansion Consortium (RBPC).
Takeshi Inohara
Takeshi Inohara, nascido em 25 de agosto de 1977, na província de Ibaraki, é um renomado artesão de kiri geta, calçado tradicional japonês feito com a madeira de kiri.
Desde 2003, ele assumiu o negócio familiar, preservando e aperfeiçoando a qualidade do “kiri geta da região de Yuki”, reconhecido como um artesanato tradicional da província. Inohara se destaca não só pela dedicação à tradição, mas também pela inovação, como a série “Design Cross”, que incorpora couro de arraia e outros materiais contemporâneos. Desde 2015, seus produtos têm sido oferecidos na Cerimônia Nacional de Oferenda de Produtos Especializados do Santuário Meiji, e em 2018, ele foi reconhecido como “artesão tradicional” pela província de Ibaraki, representando a 3ª geração de sua família.
Ele é membro da Associação de Turismo e Produtos de Ibaraki e vice-presidente do Comitê Executivo da Exposição de Artesanato Tradicional da Província de Ibaraki, promovendo a cultura artesanal local em eventos e exposições anuais.
Silvia Sasaoka
Silvia Sasaoka é gestora cultural e pesquisadora com mais de 35 anos de experiência em curadoria e coordenação de projetos envolvendo arte, design e comunidades de artesanato. Mestre e Doutora em Design pela FAAC UNESP, é uma especialista em bambu e design social, dedicando-se à pesquisa e à promoção do artesanato tradicional.
Bolsista-pesquisadora da Fundação Japão, ela estudou o Mingei, o artesanato popular japonês, e produziu o curta-documentário “Em busca do artesanato popular do Japão”. Co-fundadora do Instituto Botucatu, desenvolve projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), focados na cadeia produtiva do bambu e na educação para a sustentabilidade.
Mais informações:
Palestra //
Moda nas províncias japonesas | pt. 2
Quando: terça-feira, 22 de outubro de 2024
Horário: 19h
Duração: aproximadamente 80 minutos
Classificação etária: livre
Valor: gratuito
Participação presencial:
Onde: Japan House São Paulo e/ou YouTube JHSP
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
*As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção 90 minutos antes da atividade.
Participação virtual:
Onde: YouTube da JHSP
Clique para acessar aqui