Evento

Palestra // Como lidar com uma população que envelhece: o que o Brasil pode aprender com o Japão?

A JHSP e a Fundação FHC se encontram para discutir os desafios do envelhecimento populacional no Brasil e as medidas implementadas pelo Japão para enfrentar esse processo. Participe!

Compartilhe

Palestra // Como lidar com uma população que envelhece: o que o Brasil pode aprender com o Japão?

Um em cada dez japoneses tem mais de 80 anos e quase 30% da população tem mais de 65. Há décadas, o país é visto como referência neste assunto, tendo em vista as medidas implementadas pelo governo japonês e pelas autoridades locais para enfrentar o envelhecimento populacional. Já o Brasil enfrenta um grande dilema: apenas 11% da população tem 65 anos ou mais, mas este número aumentou 57% de 2010 para cá.

Para falar sobre o assunto, a Fundação FHC e a Japan House São Paulo apresentam a palestra ‘Como lidar com uma população que envelhece: o que o Brasil pode aprender com o Japão?’. O foco deste evento é apresentar o rápido avanço do envelhecimento no Brasil, os desafios associados ao desenvolvimento econômico nesse contexto e como o Japão pode servir como exemplo para o país.

Este encontro, mediado por Sergio Fausto, diretor geral da Fundação FHC, conta com a participação da médica gerontóloga e professora emérita da University of Tokyo, Dra. Hiroko Akiyama, e do médico geriatra e consultor da UNESCO, Dr. Milton Crenite.

Palestra híbrida: participe presencial ou virtualmente

A palestra, que é gratuita e acontece na Japan House São Paulo, conta com transmissão ao vivo em inglês com tradução simultânea para o português.

Para participar presencialmente, é necessário inscrever-se no site da Fundação FHC e apresentar obrigatoriamente um documento físico com foto. Para acompanhar remotamente, basta acessar o link de transmissão no YouTube.

 

Sobre os palestrantes:

Hiroko Akiyama

Ph.D. em Psicologia pela Universidade de Illinois, Hiroko Akiyama é pesquisadora do Instituto Nacional sobre Envelhecimento dos Estados Unidos, professora pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Michigan e professora de Psicologia Social na Escola de Pós-Graduação em Humanidades e Sociologia da Universidade de Tóquio. Ela assumiu seu cargo atual em maio de 2020, após atuar como professora especialmente nomeada e vice-presidente do Conselho Científico do Japão.

Milton Crenite

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 2011, Milton foi assistente da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e médico preceptor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas. É doutor em Ciências pela USP, diretor técnico do Centro Internacional de Longevidade Brasil e, atualmente, desenvolve uma linha de pesquisa sobre sexualidade e envelhecimento LGBTQIA+.

Sergio Fausto

Diretor geral da Fundação FHC, cientista político e Distinguished Fellow of the Kellogg Institute for International Studies, Fall Semester, 2024.

Mais informações:

Palestra // Como lidar com uma população que envelhece: o que o Brasil pode aprender com o Japão?

Quando: quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Horário: 19h30 
Duração: aproximadamente 90 minutos
Valor: gratuito
Inscrição: site da Fundação FHC
Idioma: inglês com tradução simultânea
Classificação etária: livre

Participação presencial:
Onde: Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
 
**As vagas são limitadas e é obrigatória a apresentação de um documento físico com foto.

Participação vitual:
YouTube da JHSP

Voltar ao topo