Mulheres no comando
Kinsuisho Sake Brewery é uma fábrica de saquê, ou sakagura, que possui mais de 120 anos de história. Sua CEO, Miyuki Saito, faz parte da 4ª geração à frente da companhia e é uma das poucas mulheres e empresárias no ramo - e a única de sakagura, na cidade de Fukushima.
Saito, além de investir em atividades de incentivo à contratação de mulheres, também realiza ações para auxiliar na recuperação do desastre que ocorreu na região.
As mulheres no universo do saquê
Palestra presencial | 16/set, às 15h
A palestra, que aborda a presença feminina no ramo desta famosa bebida fermentada, conta com a presença e participação de Miyuki Saito, CEO da Kinsuisho Sake Brewery, Yasmin Yonashiro, sommelier de saquê, e Simone Xirata, empreendedora e proprietária do restaurante JoJo Ramen.
Evento presencial com degustação de saquê
O encontro, que é gratuito e acontece presencialmente na Japan House São Paulo, conta com degustação de saquê ao final da palestra.
Para participar, é necessário comparecer com 30 minutos de antecedência ao horário indicado, uma vez que as vagas são limitadas.
--
Sobre Miyuki Saito:
Miyuki Saito é a única empresária de sakagura (fábrica de saquê) na cidade de Fukushima, sendo uma das poucas empresárias mulher neste ramo e por conta disso, investe em atividades de incentivo a contratação de mulheres, bem como auxílio de recuperação de desastres. Além disso, por ter uma experiência em mídia internacional, é uma pessoa apropriada para a disseminação no exterior. A empresa Kinsuisho apesar de ser compacta, na gestão de Miyuki SAITO expandiu suas operações ao exterior, sendo a 4ª geração deste sakagura que possui mais de 120 anos de história.
Sobre Simone Xirata:
Empreendedora e restauratrice, formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de S.Paulo. Sócia fundadora e executiva do Jojo Ramen e do Jojo Lab, atua no segmento gastronômico disseminando a cultura do ramen, seja através de constantes viagens de pesquisa e atualização, seja em atividades que vão além dos limites físicos de seus estabelecimentos, engajando-se em projetos sociais e parcerias. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa.
Sobre Yasmin Yonashiro:
Yasmin Yonashiro tem vasta experiência e especialização em desenvolvimento de profissionais de serviço de sala em restaurantes de alta gastronomia japonesa, bem como em sake e hospitalidade japonesa (omotenashi), além de possuir o certificado de Kikisake-shi (sommelier de sake) pela instituição japonesa SSI, bem como outros certificados na área de sake e pelo curso com sake samurai Alexandre Tatsuya e Celso Ishi.
Seus quatorze anos de experiência em vários cargos em restaurantes de gastronomia asiática e como embaixadora da marca Jun Daiti para a Diageo proporcionaram a oportunidade de conhecer profunda e amplamente o setor.
Sobre a Kinsuisho Sake Brewery:
O saquê Kinsuisho, da empresa homônima - Kinsuisho Sake Brewery, ganhou Ouro no ‘Prêmio Anual de Saquê do Japão’, o maior nível dentre os prêmios.
Sobre o Prêmio Anual de Saquê do Japão:
Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Produção de Bebida Alcoólica localizado na cidade de Hiroshima, este é o único concurso nacional do Japão que avalia a qualidade de saquês lançados no período de um ano. Visando o desenvolvimento das técnicas de produção e melhorias contínuas da qualidade, a premiação contece desde o Período Meiji (1868 – 1912). 2023 foi a 111ª edição, com 818 produtos inscritos - destes, 394 foram considerados de alta qualidade e 218 foram premiados como Ouro.
--
Serviço:
Palestra // As mulheres no universo do saquê
Quando: sábado, 16 de setembro de 2023
Horário: 15h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Onde: Japan House São Paulo | Av. Paulista, 52
Classificação etária: 18 anos
Valor: gratuito
*O evento conta com Libras como recurso de acessibilidade.
**As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes do início do evento.