Haicai: poema curto de origem japonesa composto por três versos
Nesta atividade, os participantes têm a oportunidade de apurar os olhares e aprender sobre o haicai, poema curto de origem japonesa composto por três versos.
Nas obras da exposição ‘Japão em miniaturas - Tatsuya Tanaka’, observa-se um humor não somente nos títulos das obras, mas também na escolha dos elementos para a construção delas, evidenciando o refinamento das associações com os objetos do cotidiano e importância que os japoneses dão à natureza e estações do ano, que marcam eventos e datas comemorativas.
Oficinas de Haicai
No haicai, breve poema, essa conexão com a natureza e seus períodos e características ficam ainda mais claras, tendo recursos próprios para isso, como o uso sutil das ‘palavras de estação’, ou kigo (em japonês).
Na oficina, a facilitadora apresenta brevemente sobre o haicai, sua composição e, ao final, os participantes têm um espaço para exercitar o olhar e desenvolver um haicai de sua autoria em língua portuguesa.
Confira datas e mais detalhes abaixo:
·26 de agosto | 10h30 e 14h
Atividade com Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo + Débora Tavares
·02 de setembro | 10h30 e 14h
Atividade com Grêmio Haicai Ipê + Danita Cotrim
Sobre as facilitadoras:
Débora Tavares | 26/ago
Débora Tavares é professora de Literatura Japonesa no curso de graduação em Letras - Japonês na FFLCH - USP, Mestra em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (USP, 2019), membro da "International Brazilian Haiku Association" (Tokyo), professora convidada/ palestrante para o curso de graduação da Aichi Prefectural University em 2017, pesquisadora bolsista na Universidade de Kanagawa em 2019, com 2 artigos publicados, Haikaísta e tradutora (Português/Inglês) e membro da Comissão de Atividades Literárias da Bunkyo.
É autora do livro ‘Nanquim’ (Ed. Escrituras, 2011), Prêmio Bunkyo de Literatura 2012 e participou com poemas haikai da antologia ‘Goga e Haicai, um Sonho Brasileiro’, 100 anos de Masuda Goga (Ed Escrituras, 2011). Organizou e participou da antologia ‘Lua de Outono - 30 anos do Grêmio Haicai Ipê’ (Editora Escrituras, 2017), da revista de Estudos Japoneses - USP - Entrevista com Teruko Oda (2019), artigos Universidade de Kanagawa (2021) e promove Oficinas de haikai online e presenciais desde 2016.
Recebeu diversos prêmios, como Prêmio Bunkyo de Literatura 2012 - Obra ‘Nanquim’, Prêmio Off Flip 2011 - Poema ‘Anzol’, Prêmio Concurso Literário Universidade de São João Del Rey (MG) - ‘Poema Grafite’ 2007. É Curadora da Exposição ‘Bashô e Issa’ - Fundação Mokiti Okada - SP (2010).
Danita Cotrim | 02/set
Danita Cotrim é formada em Comunicação, com pós-graduação em Marketing e Tecnologia. Estudou literatura comparada na USP e publicou Antologia de Haicais organizada por Alice Ruiz (2009 - Demônio Negro). Participa ativamente do Grêmio Haicai Ipê há 12 anos, tendo haicais publicados na antologia Lua de Outono (2017 - Escrituras) e de exposição de haicais na Casa Guilherme de Almeida em 2015, tendo também ministrado oficinas de haicai em diversos eventos, inclusive no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa) de São Paulo em 2020.
Contribui regularmente em revistas e jornais literários, como Nikkei Bungako e Takemoto, e faz parte da comissão julgadora dos mais importantes concursos de haicai no Brasil, como JAL, Masuda Goga, Takemoto e Haicai de Toledo. Participou da antologia 40 Poetas em SP (2019 – Patuá). É membro do grupo Beco de Escritoras, tendo publicado os livros A Medida de Todas as Coisas (2011 – RDG) e Partidas (2012 – Dobra Editorial). Em 2016, publicou o livro-objeto Feira Livre – haicais orgânicos (edição de autor), prefaciado por Teruko Oda.
Sobre os parceiros:
Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo | 26/ago
Integrada por membros voluntários de diversas localidades do país, a Comissão de Atividades Literárias da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) desenvolve iniciativas que objetivam a divulgação artístico-literária do Japão e do Brasil, incluindo as da diáspora, em parceria ou não com outras comissões e entidades.
A partir de propostas dos próprios membros e de sugestões vindas da comunidade interna e externa que podem ser acolhidas dentro de suas possibilidades, várias atividades são realizadas por meio de vídeos, eventos, cursos, oficinas, entre outros formatos.
Iniciada com o Nikkei Bungeishō a partir de 1970, a Comissão organiza o tradicional concurso literário da Bunkyo que teve denominações variadas ao longo do tempo, além de contemplar diferentes modalidades e sem se limitar mais à literatura dos nipo-brasileiros como dizia o seu primeiro nome.
A antologia de contos resultante do concurso bienal de contos em português tem a publicação de seu 6º número em 2023, e a coletânea anual dos haiku laureados chegou ao seu 13º número em 2022. Duas modalidades de concurso lançadas em 2022 são os de haicai e de tradução de uma obra curta em japonês para o português.
A divulgação das inscrições com os regulamentos das modalidades do Prêmio Bunkyo de Literatura costuma acontecer até o final do primeiro quadrimestre de cada ano; a divulgação dos resultados por volta de meados do terceiro quadrimestre e a cerimônia de premiação, no mês de novembro.
O grupo conta com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, principalmente para os concursos e a publicação da antologia de contos, e com os inestimáveis recursos humanos que são os seus colaboradores.
Grêmio Haicai Ipê | 02/set
• 1987 — Fundação do Grêmio Haicai Ipê na cidade de São Paulo. Hidekazu Masuda GOGA (1911-2008) lidera um grupo de haicaístas e define a orientação estética deste grupo. Isso se dá em meio a impasses, num dos episódios mais antológicos da história do haicai no Brasil, entre abril e maio, quando explica e convence os brasileiros da importância do uso do termo de estação (kigo) no haicai.
• Entre 1995 e 2008: fundação de grêmios de Haicai, sob inspiração do Ipê, nas cidades de Santos – SP, Bandeirantes – PR, Manaus – AM, Cornélio Procópio – PR, Curitiba –PR, Irati – PR, Magé – RJ e Rio de Janeiro – RJ.
• 1996 — Publicação do dicionário de kigos (saijiki) Natureza – berço do haicai. Masuda Goga e Teruko Oda, autores. Primeira e única do gênero em língua vernácula, permanece sendo referência para aqueles que compõem o haicai tradicional no Brasil.
• 2003 — Lançamento de Janelas e tempo (Escrituras Editora) de Teruko Oda, com prefácio do mestre Goga. Livro de haicai tradicional, foi adotado pelo MEC e distribuído para todas as bibliotecas escolares do país.
• 2004 — Goga recebe o Masaoka Shiki International Haiku Prize, coroamento de uma vida dedicada ao haicai.
• 2017 — Lançamento na Japan House do livro Lua de Outono – haicais. Antologia e história. Edição em comemoração aos 30 anos de atividades do Grêmio Haicai Ipê (1987 – 2017) Organização: Teruko Oda, Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda. Prefácio de do Professor Paulo Franchetti.
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Serviço:
Oficina de Haicai
Quando: sábados, 26 de agosto e 02 de setembro de 2023
Horário: 10h30 e 14h
Duração: aproximadamente 75 minutos
Onde: Japan House São Paulo | Av. Paulista, 52
Classificação etária: livre
Valor: gratuito*
*As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade.