BUAISOU pela primeira vez no Brasil
JHSP no Sesc 24 de maio
Em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e como atividade complementar à exposição ‘Princípios japoneses: design e recursos’, a Japan House São Paulo traz ao Brasil pela primeira vez o BUAISOU - coletivo de artesãos japoneses que se dedica à cultura do índigo (Persicaria Tinctoria), planta utilizada em tingimentos de tecidos e conhecida por sua coloração azul - para uma oficina em parceria com o Sesc 24 de maio.
Na província de Tokushima (Japão), desde 2015 os artesãos do BUAISOU dedicam-se à manufatura completa do índigo: cultivo e processamento até a etapa de tingimento, chamada de aizome. O coletivo já desenvolveu colaborações com várias marcas de renome internacional e realizou workshops para diversos públicos, no Japão e no mundo. Um dos trabalhos do BUAISOU pode ser conferido na exposição em cartaz no térreo da Japan House São Paulo até o dia 04 de maio de 2025.

Na atividade, conduzida por Kakuo Kaji, do BUAISOU, os participantes realizam o tingimento de uma peça com a tradicional técnica em índigo japonês, chamada aizome - conhecida por seus lindos tons de azul, produzidos a partir de processos naturais e sustentáveis. Outro processo utilizado nesta oficina é o katazome, que consiste na utilização de uma pasta de arroz e estêncil para a criação de padrões e desenhos no tecido.

Sobre o Kakuo Kaji
Kakuo Kaji é o representante do BUAISOU, artesão de tingimento e artista de índigo. Nascido em Aomori, aprendeu sobre design têxtil no curso de Design Têxtil na Universidade Zokei de Tóquio e durante sua graduação conheceu o tingimento natural. Depois de se formar, ele se juntou à uma equipe de voluntários de revitalização regional da província de Tokushima para conhecer o índigo. Lá ele aprendeu as técnicas básicas, desde o cultivo até a produção do sukumo (corante) do índigo, e foi expandindo seus conhecimentos criativos de forma autodidata. Em 2012, inicia as atividades do BUAISOU, enquanto participa de trabalhos de revitalização regional. Em 2015, fundou a empresa em Tokushima e Nova Iorque simultaneamente. Todas as obras de BUAISOU são produzidas por ele.
--
Mais informações:
Oficina // Tingimento com índigo japonês e katazome, por BUAISOU e JHSP
Onde: Sesc 24 de maio | Rua 24 de Maio, 109 - República, São Paulo
Quando: sábado, 08 de março de 2025 e domingo, 09 de março de 2025
Horário: 08 de março | 10h, 14h e 18h
09 de março | 10h e 14h
Duração: aproximadamente 180 minutos
Classificação etária: a partir de 16 anos
Valor: gratuito | retirada de senhas 30 minutos antes da atividade no Sesc 24 de maio - 6º andar.*
*Vagas limitadas.