BUAISOU pela primeira vez no Brasil
JHSP no Sesc 24 de maio
Em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e como atividade complementar à exposição ‘Princípios japoneses: design e recursos’, a Japan House São Paulo traz ao Brasil pela primeira vez o BUAISOU - coletivo de artesãos japoneses que se dedica à cultura do índigo (Persicaria Tinctoria), planta utilizada em tingimentos de tecidos e conhecida por sua coloração azul - para uma oficina em parceria com o Sesc 24 de maio.
Na província de Tokushima (Japão), desde 2015 os artesãos do BUAISOU dedicam-se à manufatura completa do índigo: cultivo e processamento até a etapa de tingimento, chamada de aizome. O coletivo já desenvolveu colaborações com várias marcas de renome internacional e realizou workshops para diversos públicos, no Japão e no mundo. Um dos trabalhos do BUAISOU pode ser conferido na exposição em cartaz no térreo da Japan House São Paulo até o dia 04 de maio de 2025.

Na atividade, conduzida por um membro da equipe do BUAISOU, os participantes aprendem sobre o índigo japonês e suas particularidades, além de experimentarem na prática o processo de preparação de uma tina de tingimento. O público brasileiro é convidado a conferir o processo realizado no Japão e refletir como essa técnica milenar traduz uma profunda consciência e preocupação com a sustentabilidade.
--
Mais informações:
Oficina // Preparo de tina de tingimento com índigo japonês, por BUAISOU e JHSP
Onde: Sesc 24 de maio | Rua 24 de Maio, 109 - República, São Paulo
Quando: quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Horário: 14h
Duração: aproximadamente 180 minutos
Classificação etária: a partir de 16 anos
Valor: gratuito | retirada de senhas 30 minutos antes da atividade no Sesc 24 de maio - 6º andar.*
*Vagas limitadas.
Sessão única.
Neste workshop, apenas a tina para tingimento com índigo japonês - que precisa passar por um processo de maturação - é preparada. Sendo assim, durante esta atividade, não há o tingimento de nenhuma peça.