Evento

O Katazome Contemporâneo e o Resgate do Trabalho Manual

Compartilhe

Pela 1ª vez no Brasil, o artista plástico Hirai Masato, coordenador do Coletivo CASA YUGAFU e seus integrantes, realizam na JHSP uma palestra e exposição dos seus trabalhos.

Recentemente, observa-se uma (re)valorização dos saberes e das técnicas ancestrais de criação de objetos feitos manualmente, assim como expressões artísticas que “pensam com as mãos”. Adeptos desta visão, Hirai Masato e os artistas do coletivo têm aplicado o princípio do trabalho artesanal em suas obras.

Nessa palestra, o artista falará sobre o "Katazome", técnica de tingimento de Okinawa utilizando o estêncil, além de fazer uma demonstração de como é feito o Katazome.

PALESTRANTE | Hirai Masato nasceu em Kobe (1950) e estudou as técnicas do tingimento artesanal em Kyoto, onde realizou sua primeira exposição (1976). Em 1978, mudou-se para Okinawa, ilhas do extremo sul do Japão, para aprender as técnicas de tingimento utilizando o estêncil (katazome) e, mais especificamente, o tingimento tradicional de Okinawa conhecido como a arte bingata. Desde então, tem desenvolvido sua expressão artística própria. Profundamente influenciado pelas características regionais e históricas de Okinawa, seus trabalhos são inspirados pela expressão local YUGAFU, que significa paz e prosperidade. É também professor da Universidade de Belas Artes da Cidade de Okinawa e da Universidade de Artes e Design de Kyoto e membro do grupo Asia Fiber Art.

ORGANIZAÇÃO | Grupo de Estudos sobre Patrimônio Cultural Local Yugafu-sha

APOIO | Fundação Japão SP

COLABORAÇÃO | Província de Okinawa, Kobe municipal Board of Education, Okinawa Times,Ryukyu Shinpo

--

PALESTRA | dias 02 e 03 de novembro, às 15h
EXPOSIÇÃO | dia 02 de novembro, das 13h às 18h • dia 03 de novembro, das 10h às 18h
Onde: Japan House São Paulo - Avenida Paulista, 52
Participação Gratuita*
*Ingressos da palestra serão distribuídos na recepção 1 hora antes. Não é necessário retirar ingresso para a exposição.

Voltar ao topo