Ciclo de palestras gastronômicas
Como parte da programação do JHSP Gastronomia, projeto voltado para os saberes e sabores da culinária nipônica, a Japan House São Paulo apresenta a palestra ‘Gastronomia japonesa: protagonista de cinema’, que tem como foco a presença da gastronomia e seu protagonismo em diversos filmes japoneses.
Gastronomia japonesa:
protagonista de cinema 03/ago, às 19h
O encontro conta com a participação de Luiz Américo Camargo, comentarista, palestrante e consultor gastronômico, Pedro Butcher, jornalista, crítico e pesquisador de cinema e com mediação de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da JHSP. A conversa traz exemplos do uso de pratos e iguarias em enredos emblemáticos, como os de Tampopo – Os brutos também comem espaguete, A viagem de Chihiro e Sabor da vida, destacando a estética sensorial, modos de filmagem, além das próprias técnicas de cozinha implicadas.
Os dois convidados, cada um à sua maneira, trazem pontos de vistas cinematográficos e gastronômicos, ampliando discussões já iniciadas nas temporadas passadas do Podcast Japan House SP, que podem ser conferidas nos principais tocadores, e que exploraram a arte gastronômica e o cinema.
Evento híbrido: participe presencial ou virtualmente
O encontro, que é gratuito e acontece na Japan House São Paulo com transmissão ao vivo, em português e japonês, conta com Libras e legenda como recursos de acessibilidade.
Para participar presencialmente, é necessário comparecer com às 18h30 para retirada de senha na recepção, uma vez que as vagas são limitadas. Para acompanhar remotamente, basta acessar a transmissão no YouTube.
JHSP no Letterboxd
Para entrar em cena já preparado(a), confira a seleção de filmes japoneses com diversos contextos gastronômicos disponibilizada pela Japan House São Paulo:
Gastronomia japonesa no cinema
Sobre os participantes:
Luiz Américo
Luiz Américo Camargo nasceu em São Paulo e é comentarista, palestrante e consultor gastronômico. Produtor de conteúdo especializado em comida, é curador do Taste Festivals no Brasil, tanto em São Paulo (desde 2016) como em Brasília (desde 2022). É o responsável pela seleção de restaurantes, cardápios e aulas de chefs apresentados nos eventos.
Pesquisa a panificação caseira e é autor dos livros “Pão Nosso” (2013) e “Direto ao Pão” (2019), ambos pelo Panelinha/ Senac. Dá palestras e aulas sobre pães caseiros. É o criador do evento Pão com Pão e do podcast Pão Nosso. Escreve sobre fermentação natural desde 2009, no seu blog Eu só queria jantar, no Estadão.com.
É também autor dos livros “Eu só queria jantar” (editora CLA, 2018) e "Alma de Bistrô" (editora AMÊ, 2021). Participou da segunda temporada do podcast da Japan House, dedicada à gastronomia japonesa. Foi um dos fundadores do Paladar, marca de gastronomia do Grupo Estado, onde foi editor executivo. Crítico de restaurantes do Jornal da Tarde e do Estadão entre 2004 e 2015, é um dos idealizadores de eventos como Paladar — Cozinha do Brasil, Prêmio Paladar e Paladar Alta Performance.
Pedro Butcher
Pedro Butcher é jornalista, crítico e pesquisador. Formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ, trabalhou como repórter e crítico em O Dia, Jornal do Brasil, O Globo, Veja Rio e Folha de S. Paulo. Colaborou para revistas internacionais como Screen International e Cahiers du Cinéma. Faz parte das equipes de curadoria da Mostra CineBH e do encontro de coprodução Brasil CineMundi. Desde 2017 é mentor do Talent Press do Festival de Berlim e coordenador do Talent Press Rio, programa de formação de críticos de países de língua portuguesa realizado no âmbito do Festival do Rio. Atualmente, assina a coluna Janela Crítica, no jornal Valor Econômico, e é professor do curso de cinema e audiovisual da ESPM-Rio. Foi co-host da terceira temporada do podcast da Japan House São Paulo, que explora o cinema japonês.
Natasha Barzaghi Geenen
Natasha Barzaghi Geenen foi responsável pela área de Relações Internacionais da Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 2008 a 2017, e pela coordenação internacional de diversas exposições no âmbito do Ano da França no Brasil, ocorrido em 2009. Entre 2007 e 2008, colaborou com o Centre Pompidou, Paris, para o estudo de implantação do projeto da instituição cultural francesa para a América Latina. É formada em Artes Plásticas pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado; com Pós-Graduação em Mediação Cultural de Arte - Concepção e Realização de Projetos Culturais pela Université de Provence, França; e MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.
--
Serviço
Gastronomia japonesa: protagonista de cinema
Quando: quinta-feira, 03 de agosto de 2023
Horário: 19h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Classificação etária: livre
Valor: gratuito
*O evento conta com Libras e legenda como recursos de acessibilidade.
Participação presencial:
Onde: Japan House São Paulo | Av. Paulista, 52
*As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção a partir das 18h30 no dia do evento.
Participação virtual:
Onde: YouTube da JHSP
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=N1KZ7ZMdOzI