Evento

A fotografia na gastronomia

Compartilhe

Tema: Uma conversa entre o fotógrafo Sérgio Coimbra e diretor de planejamento da casa, Marcello Dantas, sobre as particularidades de se fotografar comida, como construir histórias e desvendar culturas através da composição de pratos.

Bio: Sergio Coimbra é um dos principais fotógrafos de cozinha do mundo. Em 2011, ganhou o concurso do Festival Internacional de la Photographie Culinaire, de Paris, na França e, em 2012, o prêmio de fotografia do 17th Gourmand Cook Book Award. Coimbra é proprietário de um estúdio que se dedica exclusivamente à fotografia de alimentos, dos chefs e dos profissionais da cozinha.

Publicou alguns livros de grandes nomes da gastronomia mundial, como Chocolat, de Pierre Hermé; Fluidità e 178 hore in Brasile, dos irmãos Massimiliano e Raffaele Alajmo; Redescobrindo Ingredientes Brasileiros, de Alex Atala; Cozinha Brasileira de Vanguarda de Felipe Bronze; e Satoyama, de Yoshihiro Narisawa.

Realizou exposições como: Alimentário – Itália – Milão – Expo Milano (2015); Alimentário – Brasil – São Paulo – MAM (2015) e Rio de Janeiro - MAM (2014); Collections Chefs – Guildhall – Londres - 50Best (2014); Fluiditá – Library Bienalle – Veneza (2013); Encuentro – Basque Culinary – San Sebastian (2012); Marmitas – Paris – Galerie DUPON (2011).

Bio: Marcello Dantas, curador e diretor de Planejamento da JAPAN HOUSE São Paulo, trabalha na fronteira entre a arte e a tecnologia, produzindo exposições e projetos de museus que oferecem experiências de imersão por meio dos sentidos.

Foi diretor artístico, entre outros, do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; do Museu do Homem Americano, na Serra da Capivara, no Piauí; do Museu do Caribe, na Colômbia; do Ethnologisches Museum, em Berlim; e da Fundación Telefónica, em Buenos Aires.

Criou mostras de Bill Viola, Tunga, Peter Greenaway, Jenny Holzer, Antony Gormley, Rebecca Horn e Anish Kapoor. Foi o diretor artístico dos pavilhões do Brasil na Expo Shanghai 2010, e na Rio+20. É o criador da plataforma de Arte Pública OiR, no Rio de Janeiro, e diretor de documentários — Dantas tem formação em Cinema, Televisão e Telecomunicações Interativas pela New York University.

A fotografia na gastronomia
Palestra Dia 3 de Outubro – Das 16h às 17h30
Em português

Voltar ao topo