Uma viagem gastronômica para Kagoshima
Localizada no extremo sul do Japão, a província de Kagoshima é composta por um conjunto de ilhas que se estendem por centenas de quilômetros. Das suas praias rústicas aos belos recifes de corais nas ilhas Amami Oshima, das antigas florestas de Yakushima (reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO) aos grandes vulcões de Sakurajima e Kirishima ou do seu clima agradável às fantásticas fontes de águas termais - toda essa diversidade natural também se conecta a uma grande variedade cultural e gastronômica da região.
Experiência JHSP // 15 e 16 de agosto
Noites Gastronômicas em Kagoshima
Para proporcionar uma experiência repleta de sabores e especialidades locais, a Japan House São Paulo promove as 'Noites Gastronômicas em Kagoshima', que acontecem em 15 e 16 de agosto e apresentam as receitas regionais desta bela província.
Cardápio com especialidades de Kagoshima, por Telma Shiraishi
As experiências gastronômicas contam com a participação de Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê e Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa, que divide a saborosa vivência em diversas partes:
Primeira etapa:
Welcome drink 'Satsuma Haku Gimlet', com degustação da Haku Vodka (já que a primeira fase do processo de destilação é feito em Kagoshima), tangerina e kokutou (açúcar mascavo da província), acompanhado de otsumami (petiscos).
Segunda etapa:
Dando sequência ao menu especial, o participante tem a oportunidade de saborear quatro pratos salgados para representar as especialidades da província de Kagoshima:
Zensai:
• Umaki: dashimaki tamago com unagui;
• Magret defumado em genmaicha;
• Takodango com hanakatsuo.
Sashimi e Sushi Moriawase:
• Seleção do dia e shoyu temperado com katsuobushi.
Agemono:
• Satsuma age: massa de peixe com vegetais;
• Gane: tempurá de batata-doce.
Yakimono:
• Wagyu grelhado com gohan, satsuma jiru e tsukemono.
Terceira etapa
Ao fim dessa experiência, a chef traz o sabor doce representando as florestas de Yakushima:
Dezato:
• Yakushima: floresta de matchá e hojicha em texturas.
JHSP + JNTO + Kagoshima + Beam Suntory
O evento conta com o apoio do Governo de Kagoshima, Câmara de Comércio e Indústria de Kagoshima, Associação Cultural Kagoshima do Brasil, Beam Suntory - com drinks preparados com Haku Vodka - e da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão), com destaque às belas paisagens e destaques turísticos da província.
Ingressos disponíveis
Os ingressos custam R$420,00, são individuais, podem ser adquiridos pela plataforma Sympla e incluem:
- 1 welcome drink;
- 4 pratos salgados;
- 1 sobremesa;
- 1 bebida não alcoólica (bebidas adicionais e sobremesas podem ser adquiridas à parte);
- 1 chá verde de Kagoshima (quente ou gelado);
- 1 Shochu de Kagoshima para degustar;
- 1 café.
Kagoshima e suas especialidades locais
A província é o lar de algumas iguarias de primeira linha, com sabores únicos e especialidades inspiradas nas fantásticas paisagens e na vida marinha que se estendem por 600 km de norte a sul.
A Península de Osumi é abençoada com abundância de natureza e é uma área onde as indústrias primárias, como agricultura, pesca e pecuária estão prosperando. Além de experiências práticas que fazem uso de recursos locais, como os peixes frescos de mares próximos, sua comida gourmet se torna exclusiva no que se refere à produção de carne bovina Kuroge Wagyu.
O gado wagyu preto japonês, criado ao sol de Kagoshima, é o mais numeroso de todas as raças wagyu do Japão. A carne é conhecida por sua maciez, seu sabor acentuado e marmorização bem equilibrada. Uma experiência obrigatória para os amantes de bife de alta qualidade.
As bebidas da província
No quesito bebida, com 113 destilarias e mais de 2.000 marcas diferentes, Kagoshima é conhecida como o reino do licor shochu: bebida alcoólica destilada feita de arroz, cevada, batata-doce, trigo sarraceno e outros ingredientes. O licor de batata-doce Imo-jochu e o licor de açúcar mascavo kokuto-jochu são especialidades de Kagoshima.
O processo de fermentação da Haku Vodka
Região historicamente famosa pelo conhecimento em produzir bebidas à base de arroz, Kagoshima é também o ponto de partida do processo de fermentação da vodka Haku. Após a fermentação do arroz branco, ela passa por duas fases de destilação diferentes para criar sabor e volume, antes de ser misturada e filtrada no Suntory Liquor Atelier, em Osaka, preservando e enaltecendo os sabores suaves e delicadamente doces do arroz.
Especialidades artesanais
Kagoshima é um paraíso para os amantes da cerâmica e da seda. A província é sede do Satsuma yaki, um nome genérico para uma ampla variedade de porcelanas produzidas desde o século XVI. Da famosa cerâmica de Satsuma às requintadas peças de arte e produtos para decoração. Além disso, a cidade de Oshima é famosa pela Seda Pongee: Honba Oshima Tsumugi é um tecido de seda trançada tipicamente usado para confeccionar o quimono. O tingimento com lama e casca é uma técnica exclusiva da região Amami.
Resumindo, especialidades não faltam nessa província tão vasta de riquezas naturais, culturais e repleta de sabores!
Fonte:
© Kagoshima Prefecture and Kagoshima Prefectural Visitors Bureau
© Japan National Tourism Organization (JNTO)
--
Serviço:
Experiência // Noites Gastronômicas em Kagoshima
Quando: terça e quarta-feira, 15 e 16 de agosto de 2023
Horário:19h30 | Abertura da casa: 19h15
Duração: aproximadamente 120 minutos
Onde: Restaurante Aizomê | 2º andar da Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52
Valor: R$ 420,00 (quatrocentos e vinte) por pessoa
*Atenção: caso escolha ir de carro, o estacionamento da JHSP fica aberto até as 22h.