Setouchi: muito mais que um cartão postal
Cintilando como um espelho, as águas calmas do Mar Interior de Setouchi, o maior mar interno do país nipônico, se estendem e se encontram ao oeste do arquipélago japonês. Repleta de lendas e histórias, a estonteante paisagem marinha é a porta de entrada para descobrir um Japão ainda pouco conhecido, mas extremamente ligado ao mundo moderno.
As províncias de Hiroshima, Yamaguchi, Ehime, Hyogo, Okayama, Tokushima e Kagawa, de frente para o mar de Setouchi, que as refletem, são muito mais do que belas paisagens de um cartão postal.
Um mar calmo e sem ondas, ilhas que parecem estar flutuando e uma grande ponte que as conecta. Este é o contexto de Setouchi geralmente imaginado. Tal cenário é imprescindível para falar do local, mas esta região promove uma rica história e cultura através do mar, que resulta em uma grande variedade cultural e de recursos turísticos.
Uma atividade sensorial e gastronômica
Para proporcionar uma viagem pela cultura japonesa de forma virtual, a Japan House São Paulo promove a segunda edição do evento “Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste” no dia 21 de outubro, às 19h. O projeto convida o público a conhecer novas e interessantes perspectivas sobre as três províncias localizadas ao oeste do mar de Setouchi: Ehime, Hiroshima e Yamaguchi.
A bela região de Setouchi é rodeada pelo maior mar interno do Japão, e se destaca como o único local escolhido do Japão como um dos "52 lugares para se ir em 2019" pelo ranking do jornal New York Times. A série apresenta novas e interessantes perspectivas de diversas regiões do país nipônico, abordando diferentes temas como estilo de vida, cultura, produtos tradicionais, história, arte contemporânea, natureza, festivais e literatura.
Curiosidades sobre o Oeste de Setouchi:
Nesta experiência, entre as sete províncias que ficam de frente para o Parque Nacional do Mar de Setouchi e ao oeste do Japão, o foco é apresentar as atrações das províncias do Oeste: Ehime, Hiroshima e Yamaguchi.
Hiroshima
Hiroshima é a cidade central da região de Chugoku. A província de Hiroshima destacada pelo patrimônio mundial, o Santuário de Itsukushima (com o seu elegante portão torii fixado no mar) e a Cúpula da Bomba Atômica que comunica a importância de tempos tranquilos, é conhecida também pelos artesanatos mundialmente famosos, como as escovas de Kumano.
Nishikigoi com suas belas estampas trazem paz aos corações. A província de Hiroshima é conhecida como sendo uma das principais produtoras de nishikigoi do Japão. O solo rico das satoyama e a água de boa qualidade auxiliam este desenvolvimento. As nishikigoi que retratam o senso de beleza nipônico são um símbolo da amizade entre o Brasil e Japão e pode ser encontrada no “Pavilhão Japonês” do Parque Ibirapuera.
Yamaguchi
Yamaguchi é rodeada pelo mar, montanhas e rios e é caracterizada pelo seu clima confortável durante todo o ano. Seu cenário natural, que inclui cerca de 1.500 quilômetros de costa, é uma atração à parte. A província destaca a Ponte Kintaikyo, uma das três pontes mais famosas do Japão, dentre outras atrações turísticas, e seu fugu (baiacu) é famoso como prato de inverno (texto extraído de Setouchi Reflection Trip).
Yamaguchi é uma grande produtora de saquê. O arroz local, a água e o calor do povo da província combina com a culinária local preparada com riquezas do mar e das montanhas, convidando as pessoas a desfrutarem da serenidade.
A linha Nishikigawa Seiryu opera o “Trem de degustação de saquê” onde é possível degustar os melhores saquês regionais de Yamaguchi, Iwakuni (mais informações disponíveis diretamente na operação da linha).
Ehime
Ehime conta com a Shimanami Kaido, rota com vias e pontes que ligam Ehime e Hiroshima. Por ser uma rota que pode-se atravessar de bicicleta, tem chamado a atenção de ciclistas de todo o mundo. A província possui muitos lugares históricos para os visitantes, incluindo o Dogo Onsen, uma fonte termal com cerca de 3.000 anos, além das ruas de Uchiko, que fazem parte dos períodos Edo e Meiji (texto extraído do Setouchi Reflection Trip).
A viagem de peregrinação Shikoku Henro (Peregrinação de Shikoku), onde são feitas visitas a templos de Shikoku, é também um dos pontos importantes da cultura. Ehime é o ponto de retorno da rota, com uma longa história de acolhimento de pessoas de todas as nacionalidades e religiões. Faz parte da experiência a apresentação das características regionais que vêm alimentando a cultura e diversificando a viagem de peregrinação na atualidade.
A gastronomia de Setouchi
Em dois momentos da experiência, a gastronomia das três províncias será apresentada pela chef Telma Shiraishi. A primeira etapa começa pela degustação do drink de boas-vindas, o saquê de Yamaguchi, Kinkan Kuromatsu Junmai Ginjo, bebida alcoólica fermentada tradicional no Japão. Na sequência, a primeira entrada é o Senzanki, porção de frango karaage representando a região de Ehime. A segunda será o Renkon, uma porção de kimpira renkon que é a raiz de lótus, representando a região de Yamaguchi. E caracterizando a gastronomia do povo de Hiroshima, temos o Mini Okonomiyaki, prato composto por porco, repolho, moyashi, yakisoba e ovo, entre outros ingredientes tradicionais.
No segundo momento gastronômico do evento, será apresentado o Taimeshi, tradicional da região de Ehime. A chef ensina o preparo do prato principal, que consiste na combinação de arroz e peixe. Uma das versões ao estilo de Uwajima leva em seu preparo sashimi de pargo, kaiso, gohan, ovo cru, shoyu, mirin e dashi, gergelim branco e outros temperos. Já a versão ao estilo de Matsuyama é feita com pargo shioyaki, arroz cru, caldo tipo osuimono de pargo, Kombu do dashi, gengibre palitinho e outros temperos.
Participe desta jornada única
Nesta edição, há duas formas de participar do evento:
- Adquirindo o kit gastronômico elaborado pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, com itens de destaque da gastronomia local (R$240,00);
- Fazendo a sua inscrição para acompanhar a transmissão (gratuito).
Com quantidades limitadas e disponíveis somente para a cidade de São Paulo, os kits trazem drink, entradas, prato principal e sobremesa com todos os ingredientes separados nas porções exatas, facilitando o preparo e tornando a experiência muito divertida.
Setouchi: muito mais que um cartão postal
Durante a transmissão, os participantes ainda poderão presenciar entradas ao vivo direto do Japão, em pontos turísticos que se destacam em Setouchi, dando a sensação de estarem ainda mais próximos desse local.
“A ideia é apresentar detalhes pouco conhecidos dessa região marcada pela paisagem marinha estonteante, passando por sua história profunda e suas diferentes lendas, até seus costumes e rica gastronomia de uma forma que possa encantar a mente e os sentidos”, comenta Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo.
Dentre os destaques das atrações locais que serão abordadas nesse encontro estão o Hotel Barco Guntû que flutua no mar interno de Seto, a Rota Shimanami que liga Hiroshima e Ehime, o Ryokan Azumi Setoda que fica na ilha Ikuchi em Hiroshima, o Templo Nº46 Joruri da Peregrinação de Shikoku, as nishikigoi que retratam o senso de beleza nipônico, a Cúpula da bomba atômica, o Santuário de Itsukushima, com o seu elegante portão torii fixado no mar, e por fim, não pode faltar, a gastronomia local das três províncias que iremos apresentar.
Faça sua inscrição e participe!
--
Serviço:
Experiência JHSP: Cultura e Gastronomia de Setouchi Oeste
Quando: 21 de outubro de 2021 (quinta-feira), das 19h às 20h30
Onde: YouTube da JHSP
Inscrição (obrigatória): https://bit.ly/EventoSeto
Valor: R$240,00 (com kit gastronômico) ou gratuito (acompanhamento do evento pelo YouTube)