Apresentação geral da província: localização geográfica, história com foco em Tokugawa Yeyasu, unificador do Japão e quem construiu Edo (nascido e criado em Aichi), cultura, gastronomia e turismo. Três ex-bolsistas de várias gerações darão os seus depoimentos para mostrar como era Aichi e o Japão da época, e como foi mudando com o tempo. No final, uma roda de conversa entre as ex-bolsistas e o público será aberta.
PALESTRANTES
Akiko Hachiya Pinto, 80 anos, mãe e avó. 2ª turma de bolsista de Aichi em 1960, ano da Olímpiada do Japão. Nutricionista pela Faculdade de Saúde Púvlica da USP. Especializada em Bromatologia, Conservação de alimentos, Educação alimentar; Nutrição para diabetes, hipertensão, dislipidemia; obesidades; aleitamento materno, gerontologia. Também atua com medicina alternativa: Medicina Tradicional Chinesa, Meridiano, Ki Kong, Equilibrio energético, Massoterapia chinesa; Do In Shiatsu, Auriculopuntura, Drenagem linfática, Reiki, Meditação, Dança Senior. Atuou vários anos em hospitais públicos como Hospital São Paulo, Ipiranga, Heliópolis, UBSs com orientação nutricional. Supervisionou cozinha do Sesc, Merenda Escolar do Estado de São Paulo. Também atuou no setor privado na Cia Iguaçu de Café, com desenvolvimento de produto e Marketing. Como voluntária atendeu e atende grupos de terceira idade, grupos de meditação, consciência corporal, na pastoral da terceira idade, no Conselho Gestor de UBS, supervisão de saúde, APAE, grupo Solidariedade.
Jenny Sayaka Komatsu, nissei, 47 anos, mãe. Engenheira Química pela POLI-USP, teve a primeira oportunidade de estudar no Japão, pela bolsa de estudos oferecida pelo governo da província de Aichi, na Universidade de Tecnologia de Toyohashi em Engenharia Ecológica com a primeira turma de formandos desta faculdade. Desde então trabalha na área ambiental, em consultorias de tratamento de efluente industrial, resíduos sólidos urbanos, Protocolo de Quioto (aquecimento global). Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade de Quioto, é atualmente doutoranda em Ciência e Tecnologia Química na Universidade Federal do ABC. Sempre atuante na comunidade japonesa foi presidente da Asebex - Associação Brasileira de ex-Bolsistas no Japão em 2009, e presidente da Associação Aichi do Brasil na gestão 2012/2013.
Cristina Satie Suzuki, yonsei, 48 anos. Formada em Farmácia –Bioquímica pela PUC-Camp em 1993. Pós-graduada em Farmacia Clinica pela Universidade Estacio, e também em Alergia e Imunologia clinica pela UNICAMP. Natural de Mirandópolis-SP, desde 1995 mora em São Paulo. Após alguns anos de trabalho na Drogasil, assumiu cargo público como farmacêutica no Hospital Ipiranga. Em 1998 foi bolsista pela província de Aichi, estagiando no AICHI CANCER CENTER. Após retorno do Japão, trabalhou na Drogaria São Paulo por 14 anos. Atualmente é farmacêutica responsável na Drogaria Sanches.
Liz Narumi, sansei, 46, mãe. É facilitadora Internacional, atua na América Latina, Estados Unidos e Japão. Pioneira no lançamento de cursos sobre a utilização dos PalmTops. Graduada em Direito pela PUC - São Paulo. Estagiou em várias empresa em Aichi sob o tema Assuntos do Consumidor e Qualidade em Prestação de Serviço. Especializada em Desenvolvimento de Liderança, Comunicação, Criatividade e Teoria do Comportamento. Foi membro da Câmara Júnior Brasil-Japão e membro fundadora da Metropolitana de São Paulo, filiada à JCI (Junior Chamber International), uma Organização Mundial para a formação de Líderes. Hoje atua profissionalmente como Palestrante e Facilitadora da técnica dos Mapas Mentais com duas certificações internacionais e também é docente há mais de 10 anos na FIA-Fundação Instituto de Administração e na ESPM. Já atendeu clientes do setor público e privado dentre eles Banco Bradesco, TV Globo, Consulado Geral da Grã-Bretanha em São Paulo, Petrobras, Natura dentre outros
Luciane Maya Yamauchi, sansei, 29 anos, pedagoga, mestre em Ciências e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo no Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Bolsista da província de Aichi no ano de 2018, a qual participou como aluna-pesquisadora na Universidade de Educação de Aichi
--
Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52
Quando: 12 de julho de 2019
Horário: 1ª sessão: das 10h às 12h (não é necessário retirar senha para esta sessão) | 2ª sessão: das 14h às 16h (senhas disponíveis na recepção 1h antes)
Evento
Aichi: do Shogunato à modernidade do trem por levitação
12.07.2019