Confira a palestra do produtor Takayuki Aoki sobre o processo de criação de animações do Studio Ghibli, que transformou histórias em filmes excepcionalmente poéticos e, a partir desses filmes, criou exposições de sucesso que exploram não somente a narrativa como também o processo por trás das produções.
O Studio Ghibli, com sede em Tóquio, é o estúdio japonês de animação e cinema mais famoso do mundo. Fundado em 1985 pelo trio Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, o Ghibli é reconhecido por suas animações cuidadosamente desenhadas, com enredo e qualidade impecáveis.
O estúdio já produziu mais de 20 obras, entre elas A Viagem de Chihiro (2001), o único longa-metragem de língua não-inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme de Animação. Outros títulos de sucesso são Túmulo dos Vagalumes (1988), considerado um dos melhores filmes de guerra já feitos, e o clássico Meu Amigo Totoro (1988), que originou o personagem símbolo da empresa.
Takayuji Aoki esteve no Brasil em maio passado para acompanhar a exposição do filmete O Conto da Princesa Kaguya, exibido como parte da exposição Bambu - Histórias de um Japão, na JAPAN HOUSE São Paulo.