Artigos

Receitas com Wasabi, por Mari Hirata

Compartilhe

O wasabi tornou-se popular internacionalmente na forma de um condimento de sabor pungente e singular. Com cheiro característico e poder descongestionante das vias nasais, a famosa pasta verde é obtida ao descascar e ralar a região mais grossa do caule do wasabi. Contudo, todas as partes desse vegetal são comestíveis: raízes, talos e folhas.

No Japão, são diversas as receitas que permitem o consumo do wasabi por completo. Seu caule guarda o odor e a picância característicos, efeito de uma substância chamada ITA (isotiocianato de alila) que se quebra e libera sua potência quando é raspado. Também pode ser consumido de outras formas, aproveitando as demais partes da planta, mantendo toda sua refrescância e vigor, além de suas propriedades benéficas à saúde, com reconhecida boa ação bactericida e antioxidante, contribuindo para aumentar a imunidade.

Nesse vídeo, a chef, professora de cozinha e pesquisadora, Mari Hirata ensina duas possibilidades de receita para aproveitar partes diferentes de um wasabi fresco: uma salada (ohitashi) e um refogado. Essas iguarias são bastante versáteis, podendo ser combinadas com outros pratos da culinária japonesa e até mesmo incluídas em dieta de origem ocidental, misturadas a massas, acompanhando proteínas animais, entre outros.

Mari Hirata
Instagram: @marihiratajapan

Voltar ao topo