Wagashi (和菓子) é o nome dado aos doces japoneses tradicionais. Estes doces primam pela apresentação estética, com formatos, cores e texturas elaborados artesanalmente. Possuem um sabor delicado e, com o desenvolvimento ao longo dos séculos, incorporaram novas técnicas e ingredientes. O consumo do wagashi está muito relacionado à formalização da Cerimônia do Chá, no século XVI, e acredita-se que a maioria dos doces consumidos atualmente foram criados durante o Período Edo (1603-1868).
Existem muitos tipos de wagashi e os principais são feitos a partir da farinha de arroz e do feijão azuki. No Japão, as diferentes estações do ano estão muito presentes no cotidiano das pessoas, influenciando também o consumo dos diferentes tipos de doces, que utilizam ingredientes de cada temporada ou recebem uma forma característica de cada época do ano. Existem também aqueles que são consumidos somente em datas especiais, como no Ano Novo e no Hinamatsuri (Dia das Meninas).
Neste vídeo, Cristiane Sampei, confeiteira e proprietária da NaNaYa Pâtisserie, e ex-bolsista da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), explica mais sobre as variedades de doces que pertencem ao amplo universo do wagashi.
NaNaYa Pâtisserie
Site: www.nanaya.com.br
Facebook: www.facebook.com/nanayabycris
Instagram: @nanayabycris