Artigos

Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade

Compartilhe

Em comemoração aos 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil, em parceria com Estúdio Mauricio de Sousa Produções, disponibilizamos hoje a edição especial do quadrinho “Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade”, lançada em 2018 para celebrar os 110 anos da imigração. A revista foi produzida pela Mauricio de Sousa Produções, sendo distribuída para alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio em todo o Japão.

Ou seja, uma oportunidade única de passear por uma história narrada pela Turma da Mônica sobre semelhanças e diferenças entre os imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil há mais de um século, e os brasileiros que têm emigrado para o Japão nos últimos 30 anos. Apesar de épocas diferentes, o objetivo era comum: buscar melhor qualidade de vida, porém, com todos os obstáculos que isso envolve como adaptação ao novo idioma, cultura, alimentação e muito mais. Assim, valores como esperança, perseverança, orgulho e esforço são extremamente importantes para superar todos esses desafios. Um dos objetivos desse material é fortalecer a autoestima dos brasileiros que vivem no Japão, além de enaltecer a contribuição que muitos brasileiros deram para estruturar o Japão atual, seja os trabalhos nas áreas mais operacionais ou outras como: artes, esportes, culinária, empreendedorismo e muitas outras.

Como forma de lidar com as mudanças, a educação tem um papel de destaque, tanto para japoneses quanto para brasileiros. "Da mesma forma como os imigrantes japoneses foram bem sucedidos, eu desejo que os brasileiros no Japão se empenhem tendo em mente a educação em primeiro lugar”, declarou Mauricio de Sousa.

Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP) e viveu parte de sua infância em Mogj das Cruzes, onde conviveu intensamente com a comunidade nipônica da região, desenvolvendo forte admiração e respeito. Sua esposa, Alice Keico Takeda - com quem tem três filhos - é nikkei, 2ª geração de descendentes japoneses. O trabalho do cartunista com o Japão começou na década de 70 e perdura até hoje. Em 2018, abriu uma filial da empresa no Japão a fim de estreitar os laços entre os dois países. Paralelamente, vem desenvolvendo projetos sociais para auxiliar as famílias brasileiras que lá vivem a se adaptarem às diferenças culturais.

Estamos muito felizes em disponibilizar essa raridade para vocês.
Arigatou gozaimasu, Japan House São Paulo e Mauricio de Sousa Produções

Leia em português:

Leia em japonês:

Voltar ao topo