Shochu (焼酎) é uma tradicional bebida alcoólica destilada japonesa. É menos conhecida internacionalmente, mas no Japão é bastante popular e acaba sendo o destilado mais consumido no arquipélago. Existem shochus feitos à base de melaço de cana, açúcar mascavo, batata doce, arroz, cevada, outros grãos e cereais e outras matérias primas. Cada um desses ingredientes confere diferentes sabores à bebida. Além disso, cada região do país produz o destilado de maneira específica e com características próprias.
As primeiras técnicas de destilação para a produção do shochu datam de mais de seis séculos e, desde então, novos modos de produção foram desenvolvidos, principalmente entre os séculos XIX e XX.
Atualmente, o shochu é uma bebida de grande popularidade, sendo apreciado por todos, de jovens a idosos. Uma das variedades da bebida, o kourui (甲類), possui um sabor mais suave, sendo ideal para a preparação de licores e coquetéis. É o caso da combinação com o café: o Shochu Coffee é uma ótima opção para dias frios, por exemplo, pois o destilado aquece o corpo rapidamente.
Para fazer o Shochu Coffee, você vai precisar apenas de:
• 200 ml de shochu;
• 10 g de café em grãos.
MODO DE PREPARO
(Tempo de preparo: leva até 1 semana para ficar pronto)
1. Insira os grãos de café no shochu e aguarde de 3 a 7 dias.
2. Quando os grãos se depositarem no fundo, está pronto.
Dica: Para um sabor mais acentuado, deixe os grãos por mais um dia depois de afundarem.
Sugestões de como beber:
a) Com gelo, On the rocks.
b) Com leite, adicionando 3 partes de leite para cada parte de Shochu Coffee. Assim, obtém-se um coquetel de coffee latte.
c) Com xaropes, adicionando a gosto. Recomenda-se, para uma primeira vez, o xarope de açúcar, sem outros cheiros e sabores que possam interferir na experiência.
Veja o vídeo ilustrativo:
Este conteúdo faz parte da série de posts relacionados a gastronomia criados para o #JHSPONLINE. Com consultoria de Kyoko Tsukamoto, proprietária do Café Sabor Mirai, e Telma Shiraishi, chef do Aizomê, toda semana receitas de origem japonesa serão publicadas.