Artigos

Você sabe o que é shokuhin sampuru?

Compartilhe

Proveniente do termo em inglês “sample”, que significa “amostra” ou “modelo”, shokuhin sampuru (食品 サンプル) pode ser traduzido como “amostras de alimento”, e é o termo utilizado para falar sobre as réplicas de comidas e pratos dispostas em vitrines de restaurantes no Japão. Com aparência realista, seu objetivo principal é despertar a atenção dos passantes e estimulá-los a adentrar, apresentando o cardápio de antemão por meio de caprichosas reproduções feitas, principalmente, de plástico. Elas demonstram os ingredientes e o tamanho dos pratos, além de informar o preço da refeição.

O shokuhin sampuru tornou-se também uma ferramenta útil e popular entre os turistas, pois além de impressionar por seu visual, auxilia aqueles que não falam a língua local, uma vez que é possível apenas apontar para escolher a refeição desejada.

Esse recurso para atrair a clientela é utilizado há cerca de um século e acredita-se que Takizo Iwasaki seja seu criador, quando passou a modelar alimentos a partir de cera de velas. Ainda hoje, a cidade em que residia, Gujo Hachiman, é uma referência e produz em torno de 80% de todo shokuhin sampuru do país. Atualmente, é possível encontrá-los à venda em supermercados e lojas. Por ter uma apresentação impecável e apetitosa, que mantém o tamanho, o formato e a cor das comidas verdadeiras - além de ser feito com um material durável - também são utilizados em ensaios fotográficos.

Apesar de existirem companhias que produzem esses materiais em larga escala, as técnicas de produção do shokuhin sampuru são originalmente artesanais e altamente especializadas. Essas réplicas são desenvolvidas por artesãos para cada cliente, sempre baseadas na versão real. Sua elaboração é iniciada com a criação de um molde, que prensa o alimento a ser replicado em um pedaço de silicone. Em seguida, este molde é preenchido por um plástico em estado líquido já colorido, que passará por um tipo de cozimento até que se torne sólido. Por fim, a peça é retocada à mão e recebe um acabamento de laca brilhante antes de ser adicionada à montagem do prato completo. O trabalho empreendido pelo artesão é extremamente minucioso.

*Este termo também pode ser encontrado escrito desta maneira: shokuhin sanpuru.

Voltar ao topo