Artigos

Movimentos Básicos do Kendō, com o Sensei Edson Junji Toida

Compartilhe

No Japão, o conceito do Budo fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. Convidamos mestres dos esportes apresentados na exposição Dō: A Caminho da Virtude, que ficou em cartaz na JHSP em 2018, a compartilharem alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de abordarem importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.

Kendō é uma arte marcial, e também um esporte, onde competidores vestem uma armadura protetora, e disputam pontos acertando determinadas partes do corpo do oponente com espadas de bambu.

O estilo de armadura protetora utilizada no Kendō moderno, chamada de bōgu, foi desenvolvido na metade do século XVIII e, desde então, se aprimorou. Essa vestimenta gerou um desenvolvimento na prática do esporte, pois, antes disso, os samurais realizavam sequências técnicas pré-determinadas (kata), mas o advento deste equipamento permitiu treinos com contato direto e competições esportivas. Atualmente, os praticantes do Kendō moderno usam protetor para o peito, na parte inferior do corpo e da cabeça, juntamente com uma máscara e um par de luvas acolchoadas. A espada de bambu é chamada de shinai e é feita de quatro diferentes lâminas do material. Mesmo sendo feita de bambu, é um símbolo da katana e é tratada como uma espada real.

Neste vídeo, o sensei Edson Junji Toida, 7º dan de Kendō e atual técnico da Seleção Brasileira de Kendō, ensina alguns movimentos básicos da modalidade e que podem ser reproduzidos em casa.

Vamos praticar?

Confederação Brasileira de Kendo
Site: http://cbkendo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ConfederacaoBrasileiradeKendo

Voltar ao topo