Cartões de Visita
A etiqueta japonesa não é associada somente a eventos específicos ou formalidades. Ações cotidianas também demandam que protocolos sejam seguidos. Talvez um dos costumes japoneses mais conhecidos no mundo dos negócios seja o hábito de trocar cartões de visita em reuniões e encontros de trabalho.
Meishi
O meishi (名刺), como é chamado no Japão, se for entregue de maneira correta, equivale a uma boa apresentação pessoal e também denota profissionalismo. É adequado que neste material estejam informações como nome, cargo que ocupa e seus contatos. Primeiramente, é preciso esperar pelo melhor e mais adequado momento para oferecer o cartão, o que vai depender da quantidade de pessoas presentes no momento e dos cargos que ocupam.
Durante a troca, que ocorre de maneira hierárquica, é necessário seguir alguns passos para que a atitude não seja considerada falta de respeito. A primeira pessoa a oferecer seu cartão deve ser aquela que está como convidada/ visita e possui o maior nível hierárquico para o anfitrião de mais alto poder, e assim sucessivamente. Para que ação seja feita de forma condizente com a etiqueta, é apropriado segurar o meishi com as duas mãos, ficar atento à posição dos dedos - assegurando que nenhuma informação seja tampada e, ao entregar, curvar-se ligeiramente como forma de respeito. Quem o recebe, deve se curvar e segurar com reverência da mesma maneira. Também é respeitoso agradecer formalmente e ler com atenção e interesse o cartão ofertado.
*Imagem meramente ilustrativa indicando o hábito japonês de trocar cartões de visita.