Sobre Dō, ou ‘caminho’ em português:
No Japão, as atividades acompanhadas pelo ideograma 道 (dō - caminho) são caracterizadas pelo rigor. O conceito Dō leva a uma série de práticas realizadas à procura da melhor técnica e aprimoramento, mas, para a pessoa que executa tais atividades, o conceito não é apenas algo espiritual ou mecânico.
São muitos os caminhos possíveis.
Confira abaixo alguns tipos de Dō:
Budō = Caminho das Artes Marciais Chadō = Caminho do Chá
Kodō = Caminho do Incenso
Shodō = Caminho da Caligrafia
Kadō = Caminho das Flores
Saiba mais sobre Kodō, ou Caminho do Incenso:
Kodō é um dos três caminhos da arte japonesa, junto com chadō e kadō. É um universo de apreciação do aroma de madeiras aromáticas extraídas no leste asiático e uma prática única do Japão. Utiliza-se incensários que caibam na palma da mão para aquecer o pedaço de madeira aromática e apreciar o aroma de forma refinada.
Dê o play e confira:
A história de um dos caminhos da arte japonesa
O incenso foi introduzido no Japão nos meados do século VI, junto com o budismo. No Nihon Shoki, é dito que a madeira aromática chegou à deriva no país nipônico e era utilizada em rituais e cerimônias religiosos, mas a delicada sensibilidade dos japoneses fez com que ela fosse usada para apreciar o aroma, desenvolvendo-se como uma luxuosa arte para uma parcela da classe alta. No século XV, essa prática se estabeleceu como kodō, junto com os outros dois, chadō e kadō. A partir do século XVII, a prática tornou-se semelhante ao que se conhece atualmente e espalhou-se entre o povo, sendo transmitida até hoje.
Escutar o aroma
No kodō, utiliza-se a palavra “escutar” o aroma. Isso significa ouvir com o coração o que o aroma está transmitindo. Atualmente, a principal prática é o kumikō, uma espécie de jogo de adivinhação no qual os participantes ouvem vários tipos de incenso e tentam adivinhar a sua ordem. As madeiras aromáticas são selecionadas conforme temas, como literatura clássica e estações do ano, e a escuta é feita imaginando o cenário. O objetivo não é competir quem acerta ou não, mas compartilhar e apreciar o aroma.
O kodō é considerado também uma forma abrangente de arte japonesa, pois proporciona ao praticante o conhecimento da literatura clássica, etiqueta e shodō. Um outro ponto interessante é poder herdar e apreciar o aroma dos tempos antiquíssimos.
O kodō é um caminho artístico que evoluiu de forma única no Japão e, hoje, chama a atenção do mundo inteiro por ter seu real valor reconhecido.