Shibori
Shibori é o nome de uma técnica de tingimento de tecidos feita através de vários tipos de dobraduras e/ou amarrações. O nome desta técnica vem do verbo shiboru, que significa torcer, apertar e pressionar, e é uma prática que remonta ao século VIII, quando o principal pigmento utilizado era o índigo.
Uma das particularidades do shibori é um tingimento sem um padrão específico, já que a técnica possui mais de 70 formas de ser feita. Dependendo da dobra realizada no tecido, resulta em efeitos que não podem ser reproduzidos com exatidão e que criam desenhos diferentes a cada vez que o processo é realizado. Uma destas formas é o Itajime Shibori, na qual o tecido é dobrado e prensado entre duas madeiras ou plásticos, evitando que o corante penetre no tecido na área em que a madeira está fixada.
Neste vídeo, vamos ensinar os princípios do Itajime Shibori utilizando papel. De maneira simples, as crianças serão estimuladas a aproveitar as tintas que já possuem em casa, ou até resíduos da cozinha como casca de cebola ou açafrão.
Para fazer o seu tingimento em papel você vai precisar de:
• papel absorvente ou lenços de papel;
• pincéis;
• elástico;
• tintas guache ou qualquer tinta que tenha em casa;
• açafrão (cúrcuma em pó) ou casca de cebola.
Divirtam-se!
Kiri Miyazaki, nossa parceira na criação desse conteúdo, é responsável por uma plantação de índigo japonês sustentável e consultora online de tingimento natural.
CONTATO
Site: www.miyazakiindigo.com
Instagram: @miyazakiindigo
WhatsApp: +55 11 97266-5586