Artigos

Itadakimasu (いただきます): O Costume Japonês de Agradecer Antes das Refeições

Compartilhe

Itadakimasu (いただきます): O Costume Japonês de Agradecer Antes das Refeições

Washoku

Os hábitos alimentares japoneses e os rituais que os acompanham possuem uma etiqueta especial e seguem tradições importantes. Não à toa, em 2013, a culinária tradicional japonesa (washoku), foi adicionada à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade organizada pela UNESCO. Além de uma dieta singular, os japoneses dão grande importância ao preparo e apresentação dos pratos, com utensílios próprios e modo específico de se portar à mesa.

Gratidão

Um dos aspectos que permanece relevante ao longo do tempo é o sentimento de gratidão que acompanha a refeição a ser realizada. Os japoneses valorizam muito os alimentos servidos e, comumente, antes de recebê-los, utilizam a expressão itadakimasu (いただきます), que pode ser traduzida como “agradecer o que se recebe” e, neste caso, significa “agradeço pela comida”, carregando em seu sentido a intenção de aceitar humildemente o que está sendo oferecido. Essa manifestação vem acompanhada com as mãos em posição de prece e um leve balançar de cabeça para frente. "Itadakimasu" pode ser dito em voz alta ou baixa; sozinho ou em conjunto com outras pessoas.

O mesmo agradecimento é repetido ao finalizar a refeição, porém, desta vez, utilizando a expressão gochisōsama ou, em ocasiões mais formais, gochisōsama deshita (ごちそうさまでした), que podem ser traduzidos como “agradeço pela refeição”.

*Imagem meramente ilustrativa indicando o hábito japonês de agradecer antes das refeições.
Voltar ao topo