Katsushika Hokusai foi um dos mais emblemáticos artistas de ukiyo-e do Japão. Viveu entre os séculos XVIII e XIX e é o criador da famosa imagem A Grande Onda de Kanagawa, conhecida no mundo todo. Esta gravura faz parte de uma emblemática série chamada 36 Vistas do Monte Fuji.
Na atividade de hoje, vamos aprender com o artista Fernando Saiki um pouco sobre este estilo de gravura através de uma colagem. Inspirado por outra imagem desta mesma série sobre o Monte Fuji - o Monte Fuji Vermelho -, ele mostrará de forma fácil e intuitiva o processo de construção em camadas da gravura japonesa.
A técnica da xilogravura japonesa chamada Moku Hanga (木版画), se destaca pelo uso pigmentos a base de água e pela impressão sem uso de prensas. A proposta da colagem funciona como um paralelo com o processo de entintamento do Moku Hanga, em que cada recorte de papel colorido representa uma matriz entalhada entintada com uma determinada cor. A sobreposição das cores e camadas vai dando forma à composição.
Para fazer essa colagem você vai precisar de:
• Papel sulfite ou cartolina;
• Lápis de cor;
• Caneta hidrocor colorida;
• Papel colorido (papel de origami, ou sulfite colorido: vermelho, verde e azul);
• Cola;
• Tesoura.
Acompanhe o passo a passo no vídeo e divirta-se criando sua própria colagem!
Fernando Saiki é mestre em Artes Visuais pela ECA/USP. Em 2014 recebeu a bolsa de pesquisa MEXT do governo japonês para estudar na Universidade de Artes de Tóquio, onde concluiu mestrado e doutorado em gravura japonesa. Saiki é artista gravador e professor de arte na escola infantil Kodomo Edu em Tóquio. Realizou exposições no Brasil, Japão, China, EUA, Irlanda e Reino Unido. Ministra oficinas, demonstrações e palestras sobre a gravura japonesa com o intuito de divulgar e difundir sua prática fora do Japão.