O consumo do pão no Japão pode ser considerado uma prática moderna, tendo sido introduzido no país por comerciantes portugueses no século XVI. Permaneceu ao longo da história a partir de trocas com outras culturas ocidentais e, aos poucos, foi adaptado ao gosto local. Recheados ou não, os pães apresentam uma variedade de sabores, que vão de especiarias como o curry, até a pasta de feijão adocicada. Quanto à sua textura, é possível verificar a preferência dos japoneses por massas mais macias.
Atualmente, os padeiros nipônicos destacam-se na lista dos melhores do mundo, ganhando prêmios como o Bakery Masters - competição francesa muito aclamada internacionalmente. Como em diversos locais ao redor do planeta, padarias artesanais ganham cada vez mais espaço e estimulam a criação de novas receitas.
Pães Japoneses
Apesar de, por vezes, ser chamado de yōshoku – um prato de estilo ocidental – o pão tem uma longa história no Japão, datando da chegada dos comerciantes portugueses à cidade de Nagasaki em meados do século XVI. A palavra em japonês para pão – pan – reflete a sua origem na língua portuguesa.
O pão foi bastante difundido durante a era Meiji (1868-1912), um período conhecido pelo rápido desenvolvimento e ocidentalização. A sua popularidade coincidiu com a introdução do anpan – um pãozinho doce recheado com anko, uma pasta de feijão azuki. Essas modificações feitas pelos japoneses nas tradições gastronômicas ocidentais tornaram o pão cada vez mais popular no país. Inclusive, em 2011 e pela primeira vez na história, o registro das vendas de pão foi maior que o de arroz.
--
Conteúdo produzido por Japan House London.
Anpan
O anpan normalmente se refere ao pãozinho redondo recheado com anko – uma pasta doce de feijão azuki que é amassada até obter-se uma consistência lisa ou com uma textura delicada. Considera-se que o primeiro anpan foi feito na Kimuraya Sohonten, uma padaria no bairro de Ginza, em Tóquio. Com o intuito de agradar o paladar dos japoneses, esta padaria desenvolveu um tipo de massa especial utilizando fermento derivado do saquê, em vez do fermento de trigo. O anko é um elemento comum nos doces e sobremesas japoneses e a inclusão dessa pasta em pães adocicados foi uma decisão certeira tomada pelos padeiros da Kimuraya Sohonten, que apresentaram a criação ao Imperador Meiji em 1875. As chindonya, tradicionais bandas musicais que distribuíam panfletos de estabelecimentos comerciais durante as suas performances, ajudaram a espalhar a novidade que a padaria Kimuraya Sohonten havia criado, consolidando, assim, a popularidade do anpan pelo país. A padaria segue em funcionamento, ainda servindo o anpan com seu generoso recheio.
Foto HAPPY SKY BAKERY
Shokupan
Shokupan pode ser traduzido simplesmente como ‘pão alimento’ – um nome que reflete seu desenvolvimento durante o Período da Ocupação (1945 - 1952), quando o leite em pó e o trigo importado tornaram-se substitutos baratos na dieta japonesa. Esse pão simples costuma ser macio e fofinho, servido em fatias grossas, sendo um produto básico nas prateleiras de lojas de conveniência, padarias e supermercados ao redor do país. O shokupan também é frequentemente encontrado no cardápio de casas de chá e cafeterias japonesas, conhecidas como kissaten – onde é servido tostado com um pedaço quadrado de manteiga, como parte de um ‘combinado de torrada matinal’. Uma versão mais elaborada, a Shibuya Honey Toast é um shokupan grande, servido quente e com uma variedade de acompanhamentos, como sorvete, creme e frutas. Esta versão pode ser encontrada em inúmeras cafeterias também no bairro de Ginza, em Tóquio.
Foto HAPPY SKY BAKERY
Melon Pan
Melon pan é o nome dado ao pão doce, grande e arredondado, com uma cobertura crocante que lembra um cookie. O nome deste pão não é uma alusão ao sabor do melão, mas sim à decoração na parte superior e ao corante verde que, por vezes, é adicionado, fazendo com que se assemelhe a um melão cantaloupe. A criatividade ilimitada usada para adaptar uma simples receita de melon pan faz com que os turistas encontrem uma vasta gama de cores e sabores nos supermercados e padarias do Japão. A padaria Kagetudo, que tem filiais espalhadas por Tóquio e cuja loja principal fica, desde os anos 1940, no famoso bairro de Asakusa, serve um melon pan tamanho jumbo, que tem uma casquinha perfeita e crocante por fora, e um miolo macio e fofinho por dentro.
Foto ASAKUSA KAGETUDO
Curry Pan
Curry pan, ou karê pan, é um pão frito e com recheio de curry. O curry chegou ao Japão inicialmente em forma de pó, trazido pela marinha real do Império Britânico na década de 1860. Logo surgiram receitas adaptadas ao paladar japonês, como o arroz com curry, cujo sabor é mais suave e adocicado, característico da culinária japonesa e tem pouca semelhança com os curries mais apimentados encontrados em outros países asiáticos. Foram desenvolvidos usos cada vez mais inventivos do curry, incluindo combinações como o curry udon, curry soba e curry ramen. Normalmente, o curry pan pode ser encontrado em padarias e lojas de conveniência ao redor do país e é facilmente identificado pela sua aparência crocante dada pela cobertura de farinha de rosca.
Foto HAPPY SKY BAKERY
Katsu Sando
O katsu sando refere-se à costeleta de porco empanada – o tonkatsu – entre duas fatias de pão branco. Assim como muitos outros pratos no Japão, a ideia ocidental de sanduíche foi adaptada e desenvolvida para satisfazer o paladar e as tradições culinárias do país. Acredita-se que o primeiro katsu sando foi criado nos anos 1930 em Ueno, Tóquio, para ser um lanche rápido para as gueixas que trabalhavam naquela região. Esses sanduíches fartos podem ser encontrados em padarias e lojas de conveniência japonesas. Um lugar famoso para se provar o katsu sando, em Tóquio, é o Tonkatsu Maisen, que funciona desde 1965. A loja principal, localizada no charmoso bairro de Aoyama, possui um estilo retrô por ser uma antiga casa de banho reformada e serve o crocante katsu sando, feito na hora. É possível também comprar o sanduíche ‘para viagem’ em uma embalagem caprichada.
Foto MAISEN
Yakisoba Pan
O yakisoba pan é um pãozinho macio, parecido com o de cachorro-quente, recheado com macarrão de yakisoba frito, sendo muitas vezes coberto com gengibre, maionese e alga nori. Embora inicialmente cause certa estranheza aos turistas estrangeiros, o yakisoba pan é um lanche muito apreciado no Japão. Esse pãozinho, servido em temperatura ambiente, é um item básico das lojas de conveniência japonesas. Acredita-se que o primeiro yakisoba pan tenha sido criado na década de 1950 em Tóquio, quando um cliente solicitou que seus pedidos de yakisoba e koppepan (pãezinhos alongados) fossem simplificados e viessem juntos, provocando uma explosão na popularidade dessa improvável combinação.
Foto HAPPY SKY BAKERY