Artigos

As Folhas de Metal na Joalheria Japonesa

As folhas de metal são produzidas por meio do processo de batimento do ouro ou prata em seu estado puro, até atingirem uma espessura de menos de 3 mícrons*. Leia mais sobre esta confecção

Compartilhe

De abril a junho de 2022, está em cartaz na Japan House São Paulo a exposição [ím]pares, uma mostra sobre design contemporâneo de joias japonesas. Em colaboração com a Japan Jewellery Designers Association (JJDA), conteúdos sobre técnicas utilizadas na joalheria local foram desenvolvidos e apresentam detalhes e curiosidades sobre suas possíveis aplicações e modos de produção.

Folhas de Metal

As folhas de metal são produzidas por meio do processo de batimento do ouro ou prata em seu estado puro até atingirem uma espessura de menos de 3 mícrons (um mícron equivale à milésima parte do milímetro).

A estampagem com folha de metal é um processo que exige prática para seu correto manuseio. Contudo, existe um vasto campo de aplicação e diversas técnicas possíveis. Na produção japonesa de joias e objetos, algumas delas se destacam:

Kirikane
Utilizada na decoração de estátuas de Buda e artefatos em madeira, a folha metálica é cortada geralmente em tiras para criar padronagens.

Chinkin
Utilizada para esculpir padronagens em artigos de laca. Faz uso do cinzel para inserir as folhas de metal.

Hot stamping
Conhecido como estampagem a quente, trata-se de um acabamento utilizado em impressões em que uma tira metálica é pressionada contra o papel por um molde (negativo) pré-aquecido. É comumente encontrado em biombos, leques, cartões shikishi (específicos para mensagens de felicitações) e outros objetos decorativos feitos em laca. É também utilizado em acessórios de metal para altares budistas, andor de festivais (mikoshi) e em gravuras em placas de cobre.

Manuseio da Folha de Metal

Passa-se cera sobre uma folha que será utilizada para transferir o metal e a coloca-se com cuidado sobre a folha de metal. Transfere-se o metal para a folha de cera, passando um algodão sobre a superfície com movimentos delicados. Logo após, um corte é feito com um estilete ou uma tesoura, de acordo com o formato do molde.

O conjunto de pinças grandes feitas em bambu é uma ferramenta indispensável para manusear a folha que acabaria grudando nas mãos.

Transferindo a folha de metal

A transferência de folha de ouro ou prata é chamada de estampagem. Com um algodão embebido em laca, aplica-se o produto na superfície onde o metal será estampado. Retira-se o excesso de laca e posiciona-se a folha de metal delicadamente sobre a superfície de laca utilizando uma pinça de bambu. Um algodão é utilizado para que a folha seja fixada adequadamente.

Acabamento

Após a laca secar onde a folha foi posicionada, é passada uma outra laca chamada nashiji, que possui um acabamento transparente quando seca. O excesso de laca é retirado com um papel washi para que seque. Esse acabamento é chamado de byakudan e cumpre a função de um revestimento.

O processo de secagem da laca depende muito da temperatura, da umidade e está relacionado ao enrijecimento do material, que ocorre pela polimerização oxidativa gerada pela enzima lacase contida na borracha. É preciso que a temperatura esteja acima de 26 graus e que a umidade seja superior a 80% em um processo que dura, pelo menos, 24 horas.

Por isso, para que a laca fique enrijecida, os mestres artesãos de laca utilizam um tipo de armário de madeira chamado urushi buro, porém, é possível também umedecer uma caixa de papelão ou colocar papel jornal sob um escorredor para criar um ambiente úmido.

Leia também:

A Técnica Cloisonné Japonesa Moderna Arte em Laca

 

Saiba mais sobre a exposição de joias:

[ím]pares
Voltar ao topo